No campo das pesquisas sobre a relação trabalho e educação, alguns pensadores apontam para uma pedagogia do trabalho com um sentido emancipador, ou seja, o trabalho como princípio educativo na perspectiva do trabalhador. Analise os trechos abaixo e assinale a alternativa que indica aquele(s) que está/estão relacionado(s) com o enunciado da questão:I. Implica superar a visão utilitarista e reducionista do trabalho. II. O trabalho reduzido a mero fator de produção não pode sustentar a cidadania. III. É necessário concretizar a educação e a formação que estejam centradas na ocupação do mercado de trabalho.
No campo das pesquisas sobre a relação trabalho e educação, alguns pensadores apontam para uma pedagogia do trabalho com um sentido emancipador, ou seja, o trabalho como princípio educativo na perspectiva do trabalhador. Analise os trechos abaixo e assinale a alternativa que indica aquele(s) que está/estão relacionado(s) com o enunciado da questão:
I. Implica superar a visão utilitarista e reducionista do trabalho.
II. O trabalho reduzido a mero fator de produção não pode sustentar a cidadania.
III. É necessário concretizar a educação e a formação que estejam centradas na ocupação do mercado de trabalho.
- A)somente a I está correta
- B)somente a II está correta
- C)somente a III está correta
- D)somente a I e II estão corretas
- E)somente a II e III estão corretas
Resposta:
A alternativa correta é D)
No campo das pesquisas sobre a relação entre trabalho e educação, a perspectiva de uma pedagogia do trabalho com sentido emancipador busca colocar o trabalhador no centro do processo educativo, transcendendo a visão instrumental do trabalho como mera ferramenta de produção. Essa abordagem defende que o trabalho, quando compreendido como princípio educativo, pode ser um caminho para a autonomia e a realização humana.
Analisando as alternativas apresentadas:
I. Implica superar a visão utilitarista e reducionista do trabalho. – Esta afirmação está alinhada com a ideia de uma pedagogia emancipadora, pois rejeita a concepção limitada do trabalho como apenas um meio para fins econômicos, defendendo seu potencial formativo e libertador.
II. O trabalho reduzido a mero fator de produção não pode sustentar a cidadania. – Correta, pois reforça a crítica à instrumentalização do trabalho, destacando que sua subordinação exclusiva à lógica produtiva nega sua dimensão educativa e política, essencial para a construção da cidadania.
III. É necessário concretizar a educação e a formação que estejam centradas na ocupação do mercado de trabalho. – Incorreta, pois essa afirmação reproduz uma visão pragmática da educação, subordinando-a às demandas imediatas do mercado, o que contradiz o princípio de uma pedagogia emancipadora.
Portanto, as alternativas I e II são as que melhor refletem a proposta de uma pedagogia do trabalho com caráter emancipador, enquanto a III se afasta dessa perspectiva. O gabarito correto é D) somente a I e II estão corretas.
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