No que se refere à execução, um projeto é de qualidade quando: 1) nasce da própria realidade, tendo como suporte a explicitação das causas dos problemas e das situações nas quais tais problemas aparecem. 2) é exequível e prevê as condições necessárias ao desenvolvimento e à avaliação. 3) implica a ação articulada de todos os envolvidos com a realidade da escola. 4) é construído continuamente, pois, como produto, é também processo, incorporado ambos numa interação possível. 5) é controlado e acompanhado em todas as etapas de forma que seja implementado tal qual foi planejado. Estão corretas, apenas:
No que se refere à execução, um projeto é de qualidade quando:
1) nasce da própria realidade, tendo como suporte a explicitação das causas dos problemas e das situações nas quais tais problemas aparecem.
2) é exequível e prevê as condições necessárias ao desenvolvimento e à avaliação.
3) implica a ação articulada de todos os envolvidos com a realidade da escola.
4) é construído continuamente, pois, como produto, é também processo, incorporado ambos numa interação possível.
5) é controlado e acompanhado em todas as etapas de forma que seja implementado tal qual foi planejado.
Estão corretas, apenas:
- A)1 , 2 e 3.
- B)2, 3 e 4.
- C)1, 2, 3 e 4.
- D)4, 3, 2 e 5.
- E)1, 4 e 5.
Resposta:
A alternativa correta é C)
No que se refere à execução, um projeto é considerado de qualidade quando atende a determinados critérios essenciais. Esses critérios garantem não apenas a eficácia do projeto, mas também sua relevância e sustentabilidade ao longo do tempo. Analisando as afirmações apresentadas, podemos identificar que as características fundamentais de um projeto de qualidade são:
- O projeto deve nascer da própria realidade, baseando-se em uma análise clara das causas dos problemas e do contexto em que eles ocorrem. Isso assegura que as soluções propostas sejam pertinentes e direcionadas.
- É imprescindível que o projeto seja exequível, ou seja, que considere as condições necessárias para sua implementação e avaliação. Um planejamento irrealista compromete todo o processo.
- A ação articulada de todos os envolvidos é crucial, pois projetos educacionais ou institucionais dependem da colaboração e do engajamento coletivo para alcançar seus objetivos.
- Um projeto de qualidade é dinâmico, sendo construído continuamente. Ele não é apenas um produto final, mas um processo em constante evolução, que se adapta às necessidades e feedbacks ao longo do tempo.
Embora o acompanhamento e o controle em todas as etapas (item 5) sejam importantes, a ausência dessa característica não invalida as demais. Portanto, as afirmações corretas são as de número 1, 2, 3 e 4, conforme indicado na alternativa C).
Em suma, um projeto de qualidade é aquele que parte da realidade, é viável, envolve os atores relevantes e se mantém em constante construção. Esses elementos, quando combinados, formam a base para iniciativas bem-sucedidas e impactantes.
Deixe um comentário