Antônio é professor recém-formado e, ao chegar ao colégio, se depara com o quadro abaixo, afixado no mural de entrada. “Virando os jogos dos aprendizados” Para onde caminharemos? • Adesão de uma visão mais igualitária da escola;• Possibilidade de reunir o que já foi aprendido e o que deve vir a sê-lo, nos vários campos do conhecimento; • Participação ativa e dinâmica dos estudantes desencadeando forças em geral; • Ruptura com o esquema tradicional de ensino por disciplina; • Articulação entre trabalho individual e coletivo e valorização de atitudes; • Combinação entre o trabalho realizado internamente e o de várias outras instituições e agências.Em conversa posterior com a equipe docente, a coordenação pedagógica destaca alguns pontos sobre a concepção de avaliação da aprendizagem escolar a ser adotada no planejamento. – O trabalho escolar passa a ser avaliado, não como julgamento definitivo e dogmático do professor, mas como uma comprovação para os estudantes de seu progresso em direção a noções mais sistematizadas. – Parte-se de uma relação direta com a experiência dos estudantes, confrontada com o saber trazido de fora. – Passa a ser imperativo propor conteúdos e modelos compatíveis com experiências vividas, para que os estudantes se mobilizem para uma participação ativa. Pelo exposto, o projeto educativo está pautado na
Antônio é professor recém-formado e, ao chegar ao colégio, se depara com o quadro abaixo, afixado no mural de entrada.
“Virando os jogos dos aprendizados” Para onde caminharemos?
• Adesão de uma visão mais igualitária da escola;
• Possibilidade de reunir o que já foi aprendido e o que deve vir a sê-lo, nos vários campos do conhecimento;
• Participação ativa e dinâmica dos estudantes desencadeando forças em geral;
• Ruptura com o esquema tradicional de ensino por disciplina;
• Articulação entre trabalho individual e coletivo e valorização de atitudes;
• Combinação entre o trabalho realizado internamente e o de várias outras instituições e agências.
Em conversa posterior com a equipe docente, a coordenação pedagógica destaca alguns pontos sobre a concepção de avaliação da aprendizagem escolar a ser adotada no planejamento.
– O trabalho escolar passa a ser avaliado, não como julgamento definitivo e dogmático do professor, mas como uma comprovação para os estudantes de seu progresso em direção a noções mais sistematizadas.
– Parte-se de uma relação direta com a experiência dos estudantes, confrontada com o saber trazido de fora.
– Passa a ser imperativo propor conteúdos e modelos compatíveis com experiências vividas, para que os estudantes se mobilizem para uma participação ativa.
Pelo exposto, o projeto educativo está pautado na
- A)concepção de avaliação enquanto mensuração, por meio de provas e testes voltados para a medida de aptidões e habilidades dos alunos.
- B)concepção tecnicista de avaliação com ênfase na eficácia e na competência.
- C)concepção de avaliação formativa, que demanda um processo acompanhado de uma intervenção diferenciada.
- D)concepção que rompe com a diversidade de práticas avaliativas e prioriza a avaliação somativa.
- E)concepção que fomenta a criação de hierarquias de excelência, pela valorização do mérito.
Resposta:
A alternativa correta é C)
O texto apresentado descreve um cenário educacional inovador, no qual Antônio, um professor recém-formado, se depara com um projeto pedagógico que busca romper com os modelos tradicionais de ensino. O quadro afixado no mural da escola apresenta uma visão progressista, focada na igualdade, na integração de conhecimentos e na participação ativa dos estudantes. Além disso, a avaliação da aprendizagem é concebida como um processo contínuo e formativo, que valoriza o progresso individual e coletivo, em vez de se limitar a medidas padronizadas ou hierárquicas.
A concepção de avaliação destacada no texto está alinhada com a alternativa C) concepção de avaliação formativa, que demanda um processo acompanhado de uma intervenção diferenciada. Essa abordagem prioriza o acompanhamento do desenvolvimento dos estudantes, considerando suas experiências e conhecimentos prévios, e busca mobilizá-los para uma participação ativa no processo de aprendizagem. Diferentemente das outras opções, que enfatizam mensuração, tecnicismo, hierarquias ou avaliações somativas, a proposta apresentada valoriza a construção contínua do saber, em sintonia com as necessidades e vivências dos alunos.
Portanto, o projeto educativo descrito no texto está fundamentado em uma perspectiva que entende a avaliação como um instrumento de apoio ao crescimento dos estudantes, incentivando a reflexão e a autonomia, em vez de simplesmente classificar ou julgar seu desempenho. Essa visão é essencial para uma educação mais inclusiva e dinâmica, capaz de responder às demandas do mundo contemporâneo.
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