Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Hernandez (1998) convida a escola a transgredir a visão de educação escolar, a visão de aprendizagem e a visão de organização dos conteúdos como necessidades do século xxI. Para isso, apresenta os projetos de trabalho, na perspectiva de currículo integrado de caráter transdisciplinar, como alternativa à apreensão do conhecimento de uma maneira fragmentada.Enumere de (1) a (8) a sequência de passos apresentada pelo autor que conferem a qualidade de um trabalho por projetos.( ) Selecionam-se fontes de informação. ( ) Conecta-se com um novo tema ou problema. ( ) Estabelecem-se novas dúvidas e perguntas. ( ) Estabelecem-se relações com outros problemas. ( ) Inicia-se um processo de pesquisa. ( ) Parte-se de um tema ou de um problema negociado com a turma. ( ) Recapitula-se o que se aprendeu. ( ) Representa-se o processo de elaboração do conhecimento obtido. A ordem correta encontrada é

Hernandez (1998) convida a escola a transgredir a visão de educação escolar, a visão de aprendizagem e a visão de organização dos conteúdos como necessidades do século xxI. Para isso, apresenta os projetos de trabalho, na perspectiva de currículo integrado de caráter transdisciplinar, como alternativa à apreensão do conhecimento de uma maneira fragmentada.

Enumere de (1) a (8) a sequência de passos apresentada pelo autor que conferem a qualidade de um trabalho por projetos.

( ) Selecionam-se fontes de informação.
( ) Conecta-se com um novo tema ou problema.
( ) Estabelecem-se novas dúvidas e perguntas.
( ) Estabelecem-se relações com outros problemas.
( ) Inicia-se um processo de pesquisa.
( ) Parte-se de um tema ou de um problema negociado com a turma.
( ) Recapitula-se o que se aprendeu.
( ) Representa-se o processo de elaboração do conhecimento obtido.

A ordem correta encontrada é

Resposta:

A alternativa correta é A)

Hernandez (1998) propõe uma abordagem inovadora para a educação, defendendo a necessidade de transgredir os modelos tradicionais de ensino, aprendizagem e organização de conteúdos, adaptando-os às demandas do século XXI. O autor apresenta os projetos de trabalho como uma alternativa eficaz para superar a fragmentação do conhecimento, promovendo um currículo integrado e transdisciplinar.

Para garantir a qualidade de um trabalho por projetos, Hernandez estabelece uma sequência lógica de oito passos:

  1. Parte-se de um tema ou de um problema negociado com a turma.
  2. Selecionam-se fontes de informação.
  3. Inicia-se um processo de pesquisa.
  4. Estabelecem-se relações com outros problemas.
  5. Conecta-se com um novo tema ou problema.
  6. Estabelecem-se novas dúvidas e perguntas.
  7. Recapitula-se o que se aprendeu.
  8. Representa-se o processo de elaboração do conhecimento obtido.

A ordem correta desses passos, conforme apresentada nas alternativas, é:

A) 3, 8, 4, 5, 2, 1, 7, 6.

Essa sequência reflete o processo cíclico e dinâmico da aprendizagem por projetos, onde cada etapa se conecta organicamente com as demais, promovendo uma construção significativa e integrada do conhecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *