Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Em 1973, Lauro de Oliveira Lima afirmou que “o novo nome do ensino é pesquisa”. Quarenta anos são passados e ainda estamos em busca deste ideal. Sem dúvida, todos nós aceitamos e partilhamos esta ideia, mas sentimos grande dificuldade para praticá-la no cotidiano escolar. Isto dependeria do desenvolvimento, desde a educação básica,

Em 1973, Lauro de Oliveira Lima afirmou que “o novo nome do ensino é pesquisa”. Quarenta anos são passados e ainda estamos em busca deste ideal. Sem dúvida, todos nós aceitamos e partilhamos esta ideia, mas sentimos grande dificuldade para praticá-la no cotidiano escolar. Isto dependeria do desenvolvimento, desde a educação básica,

Resposta:

A alternativa correta é C)

Em 1973, Lauro de Oliveira Lima afirmou que “o novo nome do ensino é pesquisa”. Quarenta anos depois, essa afirmação ainda ressoa como um desafio a ser superado no cenário educacional. Apesar de a ideia ser amplamente aceita, sua implementação no cotidiano escolar enfrenta obstáculos significativos. A alternativa correta, C), aponta para a necessidade de desenvolver uma atitude científica que vá além do domínio teórico do método, transformando-o em uma prática pedagógica efetiva.

A pesquisa, como eixo central do ensino, exige mais do que recursos materiais ou conhecimentos técnicos. Enquanto as opções A) e D) focam em aspectos logísticos e infraestrutura, e B) aborda a importância da formação teórica, a alternativa C) destaca o cerne da questão: a internalização de uma postura investigativa. Essa atitude científica deve permear o processo educativo desde a base, incentivando a curiosidade, o questionamento e a autonomia intelectual dos estudantes.

A opção E), por sua vez, sugere uma flexibilização curricular que, embora possa facilitar a inserção da pesquisa, não garante por si só a mudança de postura necessária. A resposta correta, portanto, reforça que a verdadeira transformação depende da capacidade dos educadores de incorporar a pesquisa como princípio educativo, ultrapassando a mera transmissão de conteúdos e promovendo a construção ativa do conhecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *