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O pedagogo, que trabalha com projetos ou programas sociais, deve selecionar critérios no processo de avaliação com base no paradigma educacional, considerando o aprendente como sujeito social e interativo, apoiado na perspectiva da autonomia. Assim, o processo possibilitará

O pedagogo, que trabalha com projetos ou programas sociais, deve selecionar critérios no processo de avaliação com base no paradigma educacional, considerando o aprendente como sujeito social e interativo, apoiado na perspectiva da autonomia. Assim, o processo possibilitará

Resposta:

A alternativa correta é B)

O papel do pedagogo em projetos ou programas sociais é fundamental para a construção de uma educação mais inclusiva e transformadora. Ao selecionar critérios de avaliação, é essencial que esse profissional adote um paradigma educacional que reconheça o aprendente como sujeito social e interativo, valorizando sua autonomia. Essa abordagem vai além de simplesmente medir desempenhos ou classificar alunos, pois busca promover o desenvolvimento integral de todos.

Analisando as alternativas apresentadas:

  • A) Focar apenas em averiguar e classificar alunos por níveis de desempenho reduz a avaliação a um processo meramente classificatório, ignorando a dimensão formativa.
  • B) A intervenção pedagógica para promover o desenvolvimento das aprendizagens de todos (alternativa correta) está alinhada com uma visão emancipatória da educação, onde o pedagogo atua como mediador do processo de aprendizagem.
  • C) Selecionar alunos com "condições de aprendizagem" para aprovação representa uma perspectiva excludente, contrária aos princípios da educação inclusiva.
  • D) Organizar turmas por idade e nível, sem considerar as particularidades dos alunos, reproduz um modelo tradicional pouco flexível.
  • E) Embora o planejamento com recursos didáticos seja importante, por si só não garante uma avaliação formativa e inclusiva.

A alternativa B se destaca por refletir uma prática pedagógica comprometida com o desenvolvimento de todos os aprendentes, respeitando suas diferenças e potencialidades. Essa abordagem está em sintonia com as atuais tendências da pedagogia social, que valorizam a educação como direito fundamental e instrumento de transformação social.

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