A presença do Pedagogo, como profissional integrante de uma equipe de gestão de projetos, é da maior importância para seu trabalho formativo com os demais profissionais, ajudando-os a tomar consciência das dimensões educativas envolvidas em sua prática e das possibilidades de mudanças. Nesse contexto, o pedagogo deve realizar ações de
A presença do Pedagogo, como profissional integrante de uma equipe de gestão de projetos, é da maior importância para seu trabalho formativo com os demais profissionais, ajudando-os a tomar consciência das dimensões educativas envolvidas em sua prática e das possibilidades de mudanças. Nesse contexto, o pedagogo deve realizar ações de
- A)cooperação e substituição dos problemas enfrentados.
- B)articulação e reflexão, contribuindo com proposições socioeducativas.
- C)supervisão e decisão de todas as partes do projeto da instituição.
- D)avaliação e discriminação dos critérios na seleção do pessoal envolvido.
- E)fiscalização e controle das ações dos projetos propostos.
Resposta:
A alternativa correta é B)
A presença do pedagogo em equipes de gestão de projetos é fundamental devido ao seu papel formativo e transformador. Como profissional capacitado para atuar na mediação de processos educativos, ele contribui não apenas com conhecimentos técnicos, mas também com uma visão crítica e reflexiva sobre as práticas desenvolvidas no projeto.
Entre as alternativas apresentadas, a opção B) articulação e reflexão, contribuindo com proposições socioeducativas é a que melhor representa a atuação pedagógica nesse contexto. Isso porque o pedagogo não assume um papel autoritário ou fiscalizador, mas sim de facilitador, promovendo diálogos, integração entre os saberes e a construção coletiva de soluções.
Sua atuação se baseia em:
- Estimular a reflexão sobre as práticas, identificando suas dimensões educativas.
- Articular diferentes áreas do conhecimento para enriquecer o projeto.
- Propor ações que considerem o aspecto social e educativo do trabalho desenvolvido.
Portanto, a alternativa correta é a B, pois reflete o caráter colaborativo e propositivo da pedagogia na gestão de projetos, em contraste com visões mais burocráticas ou punitivas presentes nas demais opções.
Deixe um comentário