Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Os estudos atuais indicam que o modelo clássico de escola, com tempos rígidos atribuídos a cada disciplina, parece não mais dar conta da complexidade do mundo moderno. Essa constatação demonstrou a necessidade de mudar a escola, de aproximá-la mais da sociedade e de envolver mais os estudantes no processo de aprendizagem. É nessa direção que, nos anos 1990, o trabalho com projetos, voltado para uma visão mais global do processo educativo, ganhou força no Brasil e no mundo.A partir da refexão exposta acima pode-se dizer que pautar as ações pedagógicas na perspectiva dos projetos de trabalho significa:1. Uma mudança de postura, uma forma de repensar a prática pedagógica e as teorias que lhe dão sustentação. 2. Uma técnica mais atraente para transmitir, aos estudantes, o conteúdo das disciplinas. 3. Repensar a escola, seus tempos, seu espaço, sua forma de lidar com os conteúdos das diversas áreas de conhecimento e com o mundo da informação. 4. Planejar um percurso de pesquisa sem a participação efetiva dos estudantes.5. Pensar na aprendizagem como um processo global e complexo, no qual conhecer a realidade e intervir nela não são atitudes dissociadas. 6. Escolher estratégias interessantes que possam evidenciar a construção segmentada e linear dos conhecimentos. 7. Romper com um modelo fragmentado de educação e recriar a escola, transformando-a em espaço significativo de aprendizagem para todos que dela fazem parte.Assinale a alternativa que indica todas as afrmativas corretas.

Os estudos atuais indicam que o modelo clássico de escola, com tempos rígidos atribuídos a cada disciplina, parece não mais dar conta da complexidade do mundo moderno. Essa constatação demonstrou a necessidade de mudar a escola, de aproximá-la mais da sociedade e de envolver mais os estudantes no processo de aprendizagem. É nessa direção que, nos anos 1990, o trabalho com projetos, voltado para uma visão mais global do processo educativo, ganhou força no Brasil e no mundo.

A partir da refexão exposta acima pode-se dizer que pautar as ações pedagógicas na perspectiva dos projetos de trabalho significa:

1. Uma mudança de postura, uma forma de repensar a prática pedagógica e as teorias que lhe dão sustentação.
2. Uma técnica mais atraente para transmitir, aos estudantes, o conteúdo das disciplinas.
3. Repensar a escola, seus tempos, seu espaço, sua forma de lidar com os conteúdos das diversas áreas de conhecimento e com o mundo da informação.
4. Planejar um percurso de pesquisa sem a participação efetiva dos estudantes.
5. Pensar na aprendizagem como um processo global e complexo, no qual conhecer a realidade e intervir nela não são atitudes dissociadas.
6. Escolher estratégias interessantes que possam evidenciar a construção segmentada e linear dos conhecimentos.
7. Romper com um modelo fragmentado de educação e recriar a escola, transformando-a em espaço significativo de aprendizagem para todos que dela fazem parte.

Assinale a alternativa que indica todas as afrmativas corretas.

Resposta:

A alternativa correta é E)

Os estudos atuais indicam que o modelo clássico de escola, com tempos rígidos atribuídos a cada disciplina, parece não mais dar conta da complexidade do mundo moderno. Essa constatação demonstrou a necessidade de mudar a escola, de aproximá-la mais da sociedade e de envolver mais os estudantes no processo de aprendizagem. É nessa direção que, nos anos 1990, o trabalho com projetos, voltado para uma visão mais global do processo educativo, ganhou força no Brasil e no mundo.

A partir da reflexão exposta acima, pode-se dizer que pautar as ações pedagógicas na perspectiva dos projetos de trabalho significa:

  1. Uma mudança de postura, uma forma de repensar a prática pedagógica e as teorias que lhe dão sustentação.
  2. Uma técnica mais atraente para transmitir, aos estudantes, o conteúdo das disciplinas.
  3. Repensar a escola, seus tempos, seu espaço, sua forma de lidar com os conteúdos das diversas áreas de conhecimento e com o mundo da informação.
  4. Planejar um percurso de pesquisa sem a participação efetiva dos estudantes.
  5. Pensar na aprendizagem como um processo global e complexo, no qual conhecer a realidade e intervir nela não são atitudes dissociadas.
  6. Escolher estratégias interessantes que possam evidenciar a construção segmentada e linear dos conhecimentos.
  7. Romper com um modelo fragmentado de educação e recriar a escola, transformando-a em espaço significativo de aprendizagem para todos que dela fazem parte.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
  • B) São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 6.
  • C) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 6.
  • D) São corretas apenas as afirmativas 2, 5 e 6.
  • E) São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 5 e 7.

O gabarito correto é E).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *