Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Os projetos podem ser elaborados segundo diversas formas. Entretanto é preciso que neles estejam garantidos alguns aspectos que os qualificam como sendo bons, dentre eles que o produto final possa:

Os projetos podem ser elaborados segundo diversas formas. Entretanto é preciso que neles estejam garantidos alguns aspectos que os qualificam como sendo bons, dentre eles que o produto final possa:

Resposta:

A alternativa correta é A)

Os projetos pedagógicos são ferramentas fundamentais no processo de ensino-aprendizagem, e sua elaboração deve considerar critérios que garantam sua eficácia. Conforme apresentado no texto, um bom projeto deve priorizar aspectos que valorizem a construção do conhecimento, destacando-se a visibilidade dos processos de aprendizagem e dos conteúdos assimilados pelos alunos.

A alternativa A) corretamente aponta que um projeto de qualidade deve "dar visibilidade aos processos de aprendizagem e aos conteúdos aprendidos". Essa característica é essencial, pois permite que tanto educadores quanto estudantes acompanhem o desenvolvimento cognitivo, identificando avanços e dificuldades. Ao tornar explícitos os percursos de aprendizagem, o projeto fortalece a reflexão sobre a prática pedagógica e a assimilação significativa do conhecimento.

As demais alternativas apresentam equívocos conceituais ou distorções sobre a função da escola pública. Por exemplo:

  • B) Incorre ao sugerir que os saberes prévios devem "permanecer" inalterados, ignorando a transformação promovida pela educação.
  • C) Erra ao reduzir o objetivo institucional à visibilidade de conceitos espontâneos, desconsiderando a mediação para conceitos científicos.
  • D) Apresenta uma afirmação contraditória ao vincular fragilidade docente ao fortalecimento de serviços públicos.
  • E) Generaliza indevidamente a aplicabilidade de orientações didáticas, desrespeitando as especificidades disciplinares.

Portanto, a alternativa A) se destaca como a correta por articular-se com princípios pedagógicos contemporâneos que valorizam a metacognição e a avaliação processual como elementos centrais de projetos educacionais significativos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *