Tendo em vista as reflexões de Ghedin e Franco (2008) sobre as metodologias de pesquisa em educação, analise as seguintes afirmações. I. A opção por determinada metodologia implica atitudes, posições e procedimentos escolhidos de maneira coerente e consistente com as convicções estabelecidas. II. A metodologia estrutura-se em volta de um quadro de referências, resultante de atitudes, crenças e valores que se configuram como concepções de mundo, de vida, de conhecimento. III. Na abordagem reflexiva, uma das características da metodologia da pesquisa é ser uma atitude crítica que organiza a dialética do processo investigativo. A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS
Tendo em vista as reflexões de Ghedin e Franco (2008) sobre as metodologias de pesquisa em educação, analise as seguintes afirmações.
I. A opção por determinada metodologia implica atitudes, posições e procedimentos escolhidos de maneira coerente e consistente com as convicções estabelecidas.
II. A metodologia estrutura-se em volta de um quadro de referências, resultante de atitudes, crenças e valores que se configuram como concepções de mundo, de vida, de conhecimento.
III. Na abordagem reflexiva, uma das características da metodologia da pesquisa é ser uma atitude crítica que organiza a dialética do processo investigativo.
A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS
- A)I e II apenas.
- B)I e III apenas.
- C)II e III apenas.
- D)I, II e III.
Resposta:
A alternativa correta é D)
Tendo em vista as reflexões de Ghedin e Franco (2008) sobre as metodologias de pesquisa em educação, podemos analisar as afirmações apresentadas e concluir que todas estão corretas, conforme o gabarito indicado (alternativa D).
A primeira afirmação destaca que a escolha de uma metodologia não é neutra, mas reflete posições e convicções estabelecidas pelo pesquisador. Isso está em consonância com a ideia de que a pesquisa em educação é um processo intencional e fundamentado em princípios teóricos e filosóficos.
A segunda afirmação reforça que a metodologia não é um conjunto de técnicas isoladas, mas está inserida em um quadro de referências mais amplo, que inclui visões de mundo, valores e concepções de conhecimento. Essa perspectiva é essencial para compreender como os métodos são selecionados e aplicados na investigação educacional.
Por fim, a terceira afirmação aborda a importância da abordagem reflexiva e crítica na pesquisa, destacando que a metodologia não é apenas um roteiro técnico, mas um processo dialético que envolve questionamento e análise contínua. Essa característica é fundamental para as pesquisas em educação, que lidam com realidades complexas e dinâmicas.
Portanto, as três afirmações estão corretas e interligadas, demonstrando que a metodologia da pesquisa em educação é um campo marcado pela coerência teórica, pela fundamentação filosófica e pela postura crítica do pesquisador.
Deixe um comentário