O Conselho Estadual de Educação, na Indicação nº 8/2000, fixa “Diretrizes para implementação da Educação Profissional de Nível Técnico no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo”. Dentre essas diretrizes, destaca-se que
O Conselho Estadual de Educação, na Indicação nº 8/2000, fixa “Diretrizes para implementação da Educação Profissional de Nível Técnico no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo”. Dentre essas diretrizes, destaca-se que
- A)conhecimentos e habilidades são os principais fatores mobilizados pelas competências profissionais para o desempenho eficiente e eficaz no trabalho.
- B)cursos de extensão, atualização e aperfeiçoamento profissional possam ter suas matrículas condicionadas, unicamente, à capacidade de aproveitamento e não à escolaridade do aluno.
- C)a concepção de profissionalização representa instrumento de uma política economicista e de linear ajustamento às demandas do mercado de trabalho.
- D)a base para a organização curricular dos cursos de nível técnico é o conjunto de conteúdos específicos da habilitação profissional.
- E)para matrícula em qualificação profissional, de itinerário profissional de nível técnico, é exigido, no mínimo, a matrícula no Ensino Médio.
Resposta:
A alternativa correta é B)
O Conselho Estadual de Educação de São Paulo, por meio da Indicação nº 8/2000, estabelece diretrizes fundamentais para a implementação da Educação Profissional de Nível Técnico no estado. Entre as alternativas apresentadas, a correta é a B), que afirma:
"Cursos de extensão, atualização e aperfeiçoamento profissional possam ter suas matrículas condicionadas, unicamente, à capacidade de aproveitamento e não à escolaridade do aluno."
Essa diretriz reflete uma abordagem mais flexível e inclusiva da educação profissional, priorizando a avaliação do potencial do aluno em vez de requisitos formais de escolaridade. Isso permite que indivíduos com diferentes trajetórias educacionais tenham acesso a oportunidades de qualificação, desde que demonstrem capacidade para acompanhar o curso.
As demais alternativas, embora contenham elementos relevantes sobre a educação profissional, não correspondem às diretrizes fixadas pelo Conselho:
- A) Embora conhecimentos e habilidades sejam importantes, a indicação não os coloca como "principais fatores" das competências profissionais.
- C) A concepção de profissionalização não é tratada como mero instrumento economicista no documento.
- D) A organização curricular vai além dos conteúdos específicos, considerando também competências gerais.
- E) A exigência de matrícula no Ensino Médio aplica-se à habilitação técnica, não à qualificação profissional.
Portanto, a alternativa B é a que melhor representa uma das diretrizes estabelecidas pelo Conselho Estadual de Educação de São Paulo para a educação profissional técnica.
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