A Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco integrará as escolas indígenas, presentes em seu território, como unidades
A Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco integrará as escolas indígenas, presentes em seu território, como unidades
- A)dependentes da Secretaria, porém com especificidades em relação ao estudo da língua e conteúdos de matemática a serem abordados.
- B)próprias, autônomas e específicas a seu sistema educacional, bem como irá provê-las de recursos humanos, materiais e financeiros necessários.
- C)pertencentes à Secretaria, devendo seguir todas as normas de funcionamento das demais unidades para ter acesso aos recursos.
- D)autônomas e independentes da Secretaria no que diz respeito à manutenção física e financeira.
- E)relacionadas diretamente com as demais unidades escolares, desenvolvendo os conteúdos previstos para todo o Estado.
Resposta:
A alternativa correta é B)
A Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco anunciou a integração das escolas indígenas presentes em seu território como unidades educacionais. Diante das opções apresentadas, a alternativa correta é a B), que afirma que essas escolas serão tratadas como próprias, autônomas e específicas ao seu sistema educacional, recebendo os recursos humanos, materiais e financeiros necessários.
Essa decisão reflete um reconhecimento da importância da educação indígena como um direito constitucional, garantindo que essas comunidades possam preservar sua cultura, língua e tradições dentro de um modelo pedagógico adequado às suas necessidades. Ao contrário das demais alternativas, que sugerem desde uma subordinação total às normas da Secretaria (alternativa C) até uma independência total em relação aos recursos (alternativa D), a opção B) demonstra um equilíbrio entre autonomia e apoio institucional.
As demais alternativas não contemplam plenamente os princípios da educação escolar indígena, que deve ser diferenciada, intercultural e bilíngue, conforme estabelecido pela legislação brasileira. Portanto, a alternativa B) é a que melhor se alinha com as políticas públicas voltadas para a garantia de uma educação de qualidade e respeitosa das particularidades dos povos indígenas.
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