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De acordo com o Plano Curricular de Minas Gerais, as propostas de Alfabetização e Letramento são diferentes, porém complementares e indissociáveis, devendo ocorrer de maneira articulada e simultânea no cotidiano escolar. Nesse sentido, o professor deve desenvolver ações para I. Promover situações de Letramento para preparar o período da Alfabetização. II. Identificar as finalidades e funções da leitura de alguns textos a partir do exame de seus suportes. III. Conhecer as famílias silábicas, por intermédio da progressão do mais fácil para o mais difícil. IV. Fazer diferenciação entre as formas escritas e outras formas de expressão. V. Proporcionar contato com diferentes gêneros e suportes de textos. VI. Conhecer a orientação e o direcionamento da escrita da língua portuguesa. São ações que deixam mais clara a complementariedade entre a Alfabetização e o Letramento

De acordo com o Plano Curricular de Minas Gerais, as propostas de Alfabetização e Letramento são diferentes, porém complementares e indissociáveis, devendo ocorrer de maneira articulada e simultânea no cotidiano escolar. Nesse sentido, o professor deve desenvolver ações para

I. Promover situações de Letramento para preparar o período da Alfabetização.
II. Identificar as finalidades e funções da leitura de alguns textos a partir do exame de seus suportes.
III. Conhecer as famílias silábicas, por intermédio da progressão do mais fácil para o mais difícil.
IV. Fazer diferenciação entre as formas escritas e outras formas de expressão.
V. Proporcionar contato com diferentes gêneros e suportes de textos.
VI. Conhecer a orientação e o direcionamento da escrita da língua portuguesa.

São ações que deixam mais clara a complementariedade entre a Alfabetização e o Letramento

Resposta:

A alternativa correta é B)

De acordo com o Plano Curricular de Minas Gerais, a Alfabetização e o Letramento são conceitos distintos, mas que se complementam e devem ser trabalhados de forma articulada no ambiente escolar. O professor desempenha um papel fundamental nesse processo, desenvolvendo estratégias que integrem ambas as dimensões para garantir uma aprendizagem significativa.

Analisando as ações propostas:

  • I. Promover situações de Letramento para preparar o período da Alfabetização. Essa ação prioriza o Letramento antes da Alfabetização, o que não reflete a simultaneidade defendida pelo plano.
  • II. Identificar as finalidades e funções da leitura de alguns textos a partir do exame de seus suportes. Essa ação está alinhada com o Letramento, pois trabalha a compreensão do uso social da escrita.
  • III. Conhecer as famílias silábicas, por intermédio da progressão do mais fácil para o mais difícil. Essa ação está focada apenas na Alfabetização, sem integrar o Letramento.
  • IV. Fazer diferenciação entre as formas escritas e outras formas de expressão. Essa ação contribui para o Letramento, ao destacar as particularidades da linguagem escrita.
  • V. Proporcionar contato com diferentes gêneros e suportes de textos. Essa ação é essencial para o Letramento, pois amplia o repertório do aluno.
  • VI. Conhecer a orientação e o direcionamento da escrita da língua portuguesa. Essa ação integra Alfabetização e Letramento, ao abordar aspectos formais e funcionais da escrita.

Portanto, as ações que melhor representam a complementariedade entre Alfabetização e Letramento são II, IV, V e VI, correspondendo à alternativa B).

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