Currículo, grade curricular, disciplinas, conteúdos, conhecimentos são inúmeras expressões (e também ações) que fazem parte do cotidiano nas escolas que são consideradas ‘naturais’, ou seja, raramente objeto de estudo e reflexão nos seus aspectos históricos e conceituais. Considerando os pressupostos da Proposta Curricular de Santa Catarina, qual a melhor concepção de currículo?
Currículo, grade curricular, disciplinas, conteúdos, conhecimentos são inúmeras expressões (e
também ações) que fazem parte do cotidiano nas
escolas que são consideradas ‘naturais’, ou seja,
raramente objeto de estudo e reflexão nos seus
aspectos históricos e conceituais.
Considerando os pressupostos da Proposta Curricular
de Santa Catarina, qual a melhor concepção
de currículo?
- A)O currículo está implicado em relações de poder, transmite visões sociais particulares e interessadas, produz identidades individuais e sociais particulares.
- B)O currículo significa prescrição do percurso educacional seus programas e atividades.
- C)É o conjunto de disciplinas e atividades, organizado com o objetivo de possibilitar que seja alcançada uma meta proposta e fixada em função de um planejamento educativo.
- D)Rol de atividades sobre a organização da escola e a condução da aprendizagem.
- E)Unidade, ordem e sequência que a escola autonomamente elege para um curso.
Resposta:
A alternativa correta é A)
O currículo escolar é um elemento fundamental na estrutura educacional, mas sua natureza e função raramente são questionadas ou analisadas criticamente. No contexto da Proposta Curricular de Santa Catarina, a concepção mais adequada de currículo é aquela que o compreende como um instrumento carregado de significados políticos e sociais.
A alternativa A) apresenta a melhor concepção, pois reconhece que o currículo não é neutro. Ele está intrinsecamente ligado a relações de poder, veiculando visões de mundo específicas e contribuindo para a formação de identidades individuais e coletivas. Esta perspectiva crítica entende o currículo como um campo de disputa, onde diferentes grupos sociais buscam influenciar quais conhecimentos são valorizados e transmitidos.
As demais alternativas apresentam visões mais limitadas ou técnicas do currículo:
- B) reduz o currículo a uma mera prescrição de atividades
- C) enfatiza apenas a organização disciplinar para alcançar metas
- D) limita o currículo a um rol de atividades administrativas
- E) sugere uma autonomia escolar que desconsidera os contextos sociais mais amplos
A concepção crítica representada pela alternativa A) é a que melhor se alinha com os pressupostos da Proposta Curricular de Santa Catarina, pois reconhece o caráter político e social da educação e do conhecimento escolar.
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