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No que concerne aos planos amostrais, julgue os itens a seguir. No plano amostral por conglomerados, o coeficiente de correlação intraclasse mede o quanto os elementos dentro dos conglomerados são similares, sendo que, quanto maior for o coeficiente, mais heterogêneos são os conglomerados e melhores serão os resultados obtidos por meio desse tipo de plano amostral.

No que concerne aos planos amostrais, julgue os itens a seguir.

No plano amostral por conglomerados, o coeficiente de correlação intraclasse mede o quanto os elementos dentro dos conglomerados são similares, sendo que, quanto maior for o coeficiente, mais heterogêneos são os conglomerados e melhores serão os resultados obtidos por meio desse tipo de plano amostral.

Resposta:

A alternativa correta é E)

No que concerne aos planos amostrais, julgue os itens a seguir.

O enunciado afirma que, no plano amostral por conglomerados, o coeficiente de correlação intraclasse mede a similaridade entre os elementos dentro dos conglomerados. Além disso, sugere que, quanto maior esse coeficiente, mais heterogêneos seriam os conglomerados e melhores seriam os resultados desse tipo de plano amostral. No entanto, essa afirmação está incorreta.

O coeficiente de correlação intraclasse (CCI) reflete, de fato, o grau de semelhança entre os elementos de um mesmo conglomerado. Quanto maior o CCI, maior a homogeneidade dentro dos conglomerados, e não a heterogeneidade, como mencionado no item. Isso significa que os elementos de um mesmo grupo tendem a ser mais parecidos entre si quando o CCI é alto.

Além disso, um CCI elevado não implica necessariamente em melhores resultados para o plano amostral por conglomerados. Pelo contrário, uma alta correlação intraclasse pode reduzir a eficiência da amostragem, já que elementos muito similares dentro de um mesmo conglomerado fornecem menos informação adicional. Portanto, conglomerados heterogêneos (com baixo CCI) são geralmente mais desejáveis, pois garantem maior variabilidade na amostra.

Dessa forma, o item está ERRADO, conforme indicado pelo gabarito.

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