Atualmente, são poucas as preparações que se produzem nos hospitais, ao contrário do que acontecia há uma década. As preparações que se fazem atualmente destinam-se essencialmente a: terapias de nutrição parenteral, doentes individuais e específicos (fórmulas pediátricas, por exemplo); reembalagem de doses unitárias sólidas; preparações assépticas (soluções e diluições de desinfetantes); preparações estéreis ou citotóxicas individualizadas. A partir dessas informações, julgue o item a seguir.Procedimento de desinfecção é a operação realizada com a finalidade de preparar injetáveis e colírios com a garantia de sua esterilidade.
Atualmente, são poucas as preparações que se produzem nos hospitais, ao contrário do que acontecia há uma década. As preparações que se fazem atualmente destinam-se essencialmente a: terapias de nutrição parenteral, doentes individuais e específicos (fórmulas pediátricas, por exemplo); reembalagem de doses unitárias sólidas; preparações assépticas (soluções e diluições de desinfetantes); preparações estéreis ou citotóxicas individualizadas. A partir dessas informações, julgue o item a seguir.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é E)
O texto fornecido aborda as práticas atuais de preparações farmacêuticas em hospitais, destacando uma mudança significativa em relação ao passado. Enquanto há uma década essas instituições produziam uma variedade maior de medicamentos, hoje as preparações são mais específicas e limitadas a casos particulares, como nutrição parenteral, fórmulas pediátricas, reembalagem de doses unitárias e preparações assépticas ou estéreis.
O item em questão afirma que o "procedimento de desinfecção" tem como finalidade preparar injetáveis e colírios com garantia de esterilidade. No entanto, essa definição está incorreta, pois o texto deixa claro que as preparações assépticas referem-se a soluções e diluições de desinfetantes, não necessariamente a injetáveis ou colírios. Além disso, a esterilidade está mais relacionada a processos específicos, como as preparações estéreis ou citotóxicas individualizadas, e não ao procedimento de desinfecção em si.
Portanto, a afirmação apresentada no item está errada, conforme indicado pelo gabarito correto (E). A desinfecção não garante esterilidade, que é um requisito essencial para injetáveis e colírios, e sim reduz a carga microbiana em superfícies ou soluções. A esterilização, por outro lado, é um processo distinto e mais rigoroso, aplicado a medicamentos que exigem ausência total de microrganismos viáveis.
Deixe um comentário