Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

      O tumor resulta da aquisição progressiva e cumulativa de diversos fatores neoplásicos tais como a autossuficiência em estímulos de crescimento, a insensibilidade a sinais anticrescimento, a capacidade de evasão da apoptose, a capacidade de proliferação irrestrita, a estimulação da angiogênese e a capacidade de invasão de tecidos e metástase. Douglas Hanahan e Robert A. Weinberg. The hallmarks of cancer cell, vol. 100, Jan. 7, 2000, 57-70 (com adaptações). Considerando as informações apresentadas no texto acima, julgue o item a seguir.A amplificação do gene supressor de tumor Rb, comum no tumor ocular infantil denominado retinoblastoma, é um exemplo da capacidade de proliferação irrestrita de células tumorais.

      O tumor resulta da aquisição progressiva e cumulativa de diversos fatores neoplásicos tais como a autossuficiência em estímulos de crescimento, a insensibilidade a sinais anticrescimento, a capacidade de evasão da apoptose, a capacidade de proliferação irrestrita, a estimulação da angiogênese e a capacidade de invasão de tecidos e metástase.
Douglas Hanahan e Robert A. Weinberg. The hallmarks of cancer cell, vol. 100, Jan. 7, 2000, 57-70 (com adaptações).

Considerando as informações apresentadas no texto acima, julgue o item a seguir.

A amplificação do gene supressor de tumor Rb, comum no tumor ocular infantil denominado retinoblastoma, é um exemplo da capacidade de proliferação irrestrita de células tumorais.

Resposta:

A alternativa correta é E)

O texto apresentado aborda as características fundamentais das células tumorais, conforme descrito por Hanahan e Weinberg em seu trabalho seminal. Entre essas características, destaca-se a capacidade de proliferação irrestrita, que permite às células cancerosas se multiplicarem sem os controles normais do organismo.

O item em questão menciona a amplificação do gene supressor de tumor Rb no retinoblastoma como exemplo dessa capacidade. Contudo, essa afirmação está incorreta. O gene Rb é, na verdade, um supressor tumoral cuja perda de função (e não amplificação) está associada ao desenvolvimento do retinoblastoma e outros tipos de câncer. Quando esse gene sofre mutações ou deleções, ele perde sua capacidade de regular o ciclo celular, levando à proliferação descontrolada.

Portanto, a afirmação de que a amplificação do gene Rb seria responsável pela proliferação irrestrita está errada, pois é justamente o oposto - a perda ou inativação deste gene supressor tumoral - que contribui para o desenvolvimento do câncer. O gabarito correto é, de fato, E) ERRADO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *