A neutropenia, em determinados grupos de pacientes, pode acarretar infecções oportunistas que necessitam ser tratadas de forma rápida, evitando a morte do paciente acometido pela redução do número de neutrófilos. Uma opção terapêutica que vem sendo usada desde o início da década de noventa são os fatores de crescimento como o filgrastim (G-CSF ou fator estimulador de colônias granulocitárias). Assim, marque o item que apresenta um efeito colateral que pode ocorrer com a utilização de G-CSF e que cessa após a suspensão da utilização desse fator de crescimento.
A neutropenia, em determinados grupos de pacientes, pode
acarretar infecções oportunistas que necessitam ser tratadas de
forma rápida, evitando a morte do paciente acometido pela
redução do número de neutrófilos. Uma opção terapêutica que
vem sendo usada desde o início da década de noventa são os
fatores de crescimento como o filgrastim (G-CSF ou fator
estimulador de colônias granulocitárias). Assim, marque o item
que apresenta um efeito colateral que pode ocorrer com a
utilização de G-CSF e que cessa após a suspensão da utilização
desse fator de crescimento.
- A)Neutropenia cíclica.
- B)Mielodisplasia.
- C)Dor óssea.
- D)Aplasia medular.
Resposta:
A alternativa correta é C)
A neutropenia é uma condição clínica caracterizada pela redução significativa no número de neutrófilos, células essenciais para a defesa do organismo contra infecções. Em pacientes com essa condição, o risco de desenvolver infecções oportunistas aumenta consideravelmente, exigindo intervenções terapêuticas rápidas para evitar complicações graves e até mesmo o óbito.
Uma das estratégias terapêuticas adotadas desde a década de 1990 é a utilização do filgrastim (G-CSF), um fator de crescimento que estimula a produção de neutrófilos pela medula óssea. Embora eficaz, esse tratamento pode desencadear efeitos colaterais, sendo a dor óssea um dos mais comuns.
Dentre as opções apresentadas, a alternativa C) Dor óssea é a correta, pois esse sintoma está diretamente relacionado ao uso do G-CSF. A dor ocorre devido à estimulação da medula óssea, que aumenta a produção de células sanguíneas, e geralmente cessa após a suspensão do medicamento. As outras alternativas, como neutropenia cíclica, mielodisplasia e aplasia medular, são condições patológicas distintas e não efeitos colaterais reversíveis do tratamento com G-CSF.
Deixe um comentário