Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O idoso, em geral, faz uso de diversos medicamentos concomitantemente e merece ampla atenção farmacêutica, no que diz respeito às possíveis interações. O potencial para interações é de ordem de 100% quando o número de medicamentos prescrito é de, no mínimo, oito. Anti-inflamatórios não esteróides com anti-hipertesivos costumam se consumidos por idosos e o farmacêutico deve alertá- los porque

O idoso, em geral, faz uso de diversos medicamentos concomitantemente e merece ampla atenção farmacêutica, no que diz respeito às possíveis interações. O potencial para interações é de ordem de 100% quando o número de medicamentos prescrito é de, no
mínimo, oito. Anti-inflamatórios não esteróides com anti-hipertesivos costumam se consumidos por idosos e o farmacêutico deve alertá- los porque

Resposta:

A alternativa correta é D)

O idoso, em geral, faz uso de diversos medicamentos concomitantemente e merece ampla atenção farmacêutica, no que diz respeito às possíveis interações. O potencial para interações é de ordem de 100% quando o número de medicamentos prescrito é de, no mínimo, oito. Anti-inflamatórios não esteróides com anti-hipertensivos costumam ser consumidos por idosos, e o farmacêutico deve alertá-los porque:

  • A) ocorre competição pelos sítios receptores causando, consequentemente, antagonismo entre os fármacos e redução da ação do anti-inflamatório.
  • B) ocorre competição pelos sítios receptores causando, consequentemente, antagonismo e aumento da ação do anti-hipertensivo.
  • C) a inibição da síntese de prostaglandinas provocada pelo anti-hipertensivo diminui a eficácia do anti-inflamatório.
  • D) a inibição da síntese de prostaglandinas provocada pelos anti-inflamatórios tende a elevar a pressão arterial, reduzindo a eficácia do anti-hipertensivo.
  • E) a provocada pelos anti-inflamatórios tende a diminuir a pressão arterial, aumentando os níveis dos anti-hipertensivos acima dos tóxicos.

O gabarito correto é D), pois os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) inibem a síntese de prostaglandinas, que desempenham um papel importante na regulação da pressão arterial. Essa inibição pode resultar em aumento da pressão, reduzindo assim a eficácia dos anti-hipertensivos e exigindo maior atenção no acompanhamento farmacoterapêutico do idoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *