Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O principal mecanismo de ação dos antiinflamatórios não esteroidais (AINEs) está na inibição das enzimas que produzem as prostaglandinas (PGs), que são importantes substâncias causadoras de dor, febre e processos inflamatórios. Entretanto, são importantes também para a homeostasia de vários órgãos do nosso organismo. Qual das alternativas a seguir apresenta corretamente uma função das PGs em nosso organismo e uma consequência da ação dos AINEs.

O principal mecanismo de ação dos antiinflamatórios
não esteroidais (AINEs) está
na inibição das enzimas que produzem as
prostaglandinas (PGs), que são importantes
substâncias causadoras de dor, febre e
processos inflamatórios. Entretanto, são
importantes também para a homeostasia de
vários órgãos do nosso organismo.
Qual das alternativas a seguir apresenta
corretamente uma função das PGs em nosso
organismo e uma consequência da ação dos
AINEs.

Resposta:

A alternativa correta é D)

O texto aborda o mecanismo de ação dos anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), que atuam inibindo a produção de prostaglandinas (PGs). Essas substâncias desempenham um papel fundamental tanto na mediação de processos inflamatórios, dor e febre quanto na manutenção da homeostase de diversos órgãos.

Entre as alternativas apresentadas, a correta é a D), que afirma: "Existem PGs responsáveis pela redução da reabsorção renal de sódio e quando bloqueadas pelos AINEs podem contribuir para a elevação da pressão arterial." Essa afirmação está alinhada com a fisiologia conhecida, pois as prostaglandinas renais exercem um efeito vasodilatador e natriurético, ajudando a regular a pressão arterial. Quando os AINEs inibem sua produção, ocorre retenção de sódio e água, o que pode levar ao aumento da pressão arterial.

As outras alternativas apresentam informações incorretas ou invertem os efeitos fisiológicos. Por exemplo, a alternativa B) menciona que as PGs produzem ácido no estômago, quando, na verdade, elas protegem a mucosa gástrica. Já a alternativa E) afirma que o bloqueio das PGs causa febre, quando o efeito dos AINEs é justamente antipirético.

Portanto, a alternativa D) é a única que apresenta corretamente uma função fisiológica das prostaglandinas e uma consequência plausível de sua inibição pelos AINEs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *