Para o especialista em qualidade W. Edwards Deming, “não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, não há sucesso no que não se gerencia”. Medir, portanto, é uma necessidade fundamental à gestão e envolve a definição adequada de um conjunto de indicadores de desempenho no planejamento estratégico. Entretanto, exige, inicialmente, a compreensão clara da estratégia da organização e de questões-chave que garantam o seu sucesso. Em uma organização voltada ao apoio à criança e ao adolescente, é indicador de desempenho
Para o especialista em qualidade W. Edwards Deming, “não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, não há sucesso no que não se gerencia”. Medir, portanto, é uma necessidade fundamental à gestão e envolve a definição adequada de um conjunto de indicadores de desempenho no planejamento estratégico. Entretanto, exige, inicialmente, a compreensão clara da estratégia da organização e de questões-chave que garantam o seu sucesso. Em uma organização voltada ao apoio à criança e ao adolescente, é indicador de desempenho
- A)ampliação da arrecadação nas empresas da região.
- B)comparação do percentual de R$ arrecadados / R$ necessários.
- C)comparação receita atual / receita ano anteiror.
- D)eficiência da arrecadação.
- E)arrecadação 30% maior que no ano anterior.
Resposta:
A alternativa correta é D)
Para o especialista em qualidade W. Edwards Deming, "não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, não há sucesso no que não se gerencia". Medir, portanto, é uma necessidade fundamental à gestão e envolve a definição adequada de um conjunto de indicadores de desempenho no planejamento estratégico. Entretanto, exige, inicialmente, a compreensão clara da estratégia da organização e de questões-chave que garantam o seu sucesso.
Em uma organização voltada ao apoio à criança e ao adolescente, o indicador de desempenho mais adequado é a eficiência da arrecadação (alternativa D). Isso porque esse indicador reflete não apenas o valor arrecadado, mas também a capacidade da organização em otimizar seus recursos e processos para alcançar seus objetivos sociais. Enquanto outras opções focam em aspectos quantitativos isolados (como comparação de receitas ou metas de crescimento), a eficiência da arrecadação avalia a relação entre os recursos obtidos e a capacidade de convertê-los em resultados efetivos para o público-alvo da instituição.
Este indicador está alinhado com o pensamento de Deming, pois parte de uma definição clara do propósito organizacional (apoio a crianças e adolescentes), permite mensurar a efetividade das ações e, consequentemente, possibilita uma gestão mais estratégica e orientada para resultados sociais.
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