Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Em relação às principais teorias e abordagens da administração e à evolução e reformas da administração pública no Brasil, julgue os itens a seguir.A teoria das contingências estabelece que situações diferentes requerem práticas diferentes e que, por isso, devem-se usar teorias tradicionais, comportamentais e de sistemas, separadamente ou combinadas, para resolver problemas das organizações. A referida teoria pode ser vista como um desenvolvimento da teoria de sistemas, pois considera variáveis ambientais para estruturas específicas de organização.

Em relação às principais teorias e abordagens da administração e à evolução e reformas da administração pública no Brasil, julgue os itens a seguir.

A teoria das contingências estabelece que situações diferentes requerem práticas diferentes e que, por isso, devem-se usar teorias tradicionais, comportamentais e de sistemas, separadamente ou combinadas, para resolver problemas das organizações. A referida teoria pode ser vista como um desenvolvimento da teoria de sistemas, pois considera variáveis ambientais para estruturas específicas de organização.

Resposta:

A alternativa correta é C)

Em relação às principais teorias e abordagens da administração e à evolução e reformas da administração pública no Brasil, o item apresentado aborda a teoria das contingências, afirmando que ela estabelece que situações diferentes requerem práticas distintas, utilizando teorias tradicionais, comportamentais e de sistemas de forma isolada ou combinada para resolver problemas organizacionais. Além disso, destaca que essa teoria pode ser considerada um desenvolvimento da teoria de sistemas, uma vez que incorpora variáveis ambientais para definir estruturas organizacionais específicas.

O gabarito indica que a afirmação está correta (C), pois a teoria das contingências de fato enfatiza a adaptação das práticas administrativas conforme o contexto, integrando diferentes abordagens teóricas conforme a necessidade. Ela amplia a perspectiva da teoria de sistemas ao considerar fatores externos e ambientais como determinantes para a estrutura e o funcionamento das organizações.

Portanto, a análise do item está alinhada com os princípios da teoria contingencial, reforçando sua relação com a teoria de sistemas e sua aplicação flexível diante de diferentes cenários organizacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *