Correlacione as Escolas e Teorias do Pensamento Administrativo, apresentados na coluna à esquerda, com os respectivos Conceitos-chaves, na coluna à direita. Escolas e Teorias do Pensamento Administrativo 1) Escola da Administração Científica 2) Escola do Processo de Administração 3) Escola das Relações Humanas 4) Administração da Qualidade 5) Comportamento Organizacional 6) Enfoque Sistêmico 7) Perspectiva Contingencial Conceitos-chaves ( ) Enfatizava a perspectiva dos altos administradores dentro da organização e sustentava que a administração era uma profissão e poderia ser ensinada. ( ) Estuda e identifica as atividades administrativas que promovem a eficácia dos funcionários, por meio de um exame da natureza complexa e dinâmica de processos individuais, grupais e organizacionais.( ) Abordagem que aplicava métodos científicos para analisar e determinar “a única melhor maneira” de se executar as tarefas.( ) Propõe que as estratégias, estruturas e processos administrativos que resultam em alto desempenho dependem das circunstâncias ou da situação em que são aplicadas.( ) Abordagem contemporânea da Administração que busca, em primeiro lugar, a conformidade com as especificações do produto para sua melhor adequação ao uso.( ) Afirma que a organização é um corpo composto de componentes interdependentes.( ) Visava entender como os processos psicológicos e sociais interagem no trabalho para influenciar seu desempenho. A correta relação entre as escolas e teorias do pensamento administrativo e seus conceitos-chaves está presente na questão:
Correlacione as Escolas e Teorias do Pensamento Administrativo, apresentados na coluna à esquerda, com os
respectivos Conceitos-chaves, na coluna à direita.
Escolas e Teorias do
Pensamento
Administrativo
1) Escola da
Administração Científica
2) Escola do Processo de
Administração
3) Escola das Relações
Humanas
4) Administração da
Qualidade
5) Comportamento
Organizacional
6) Enfoque Sistêmico
7) Perspectiva
Contingencial
Conceitos-chaves
( ) Enfatizava a perspectiva dos altos administradores dentro da organização e
sustentava que a administração era uma profissão e poderia ser ensinada.
( ) Estuda e identifica as atividades administrativas que promovem a eficácia dos
funcionários, por meio de um exame da natureza complexa e dinâmica de
processos individuais, grupais e organizacionais.
( ) Abordagem que aplicava métodos científicos para analisar e determinar “a única
melhor maneira” de se executar as tarefas.
( ) Propõe que as estratégias, estruturas e processos administrativos que resultam
em alto desempenho dependem das circunstâncias ou da situação em que são
aplicadas.
( ) Abordagem contemporânea da Administração que busca, em primeiro lugar, a
conformidade com as especificações do produto para sua melhor adequação ao
uso.
( ) Afirma que a organização é um corpo composto de componentes interdependentes.
( ) Visava entender como os processos psicológicos e sociais interagem no trabalho para influenciar seu desempenho.
questão:
- A)1, 7, 4, 5, 6, 2, 3.
- B)3, 1, 2, 4, 7, 6, 5.
- C)3, 1, 7, 5, 2, 6, 4.
- D)5. 1, 2, 4, 7, 3, 6.
- E)1, 7, 5, 4, 6, 2, 3.
Resposta:
A alternativa correta é C)
A relação entre as Escolas e Teorias do Pensamento Administrativo e seus respectivos Conceitos-chaves é fundamental para compreender a evolução da administração e suas diferentes abordagens ao longo do tempo. A alternativa correta, conforme o gabarito, é a letra C) 3, 1, 7, 5, 2, 6, 4, que estabelece a seguinte correlação:
1) Escola da Administração Científica corresponde ao conceito de aplicar métodos científicos para determinar a melhor maneira de executar tarefas, buscando eficiência e padronização. Essa abordagem, desenvolvida por Frederick Taylor, focava na otimização dos processos produtivos.
2) Escola do Processo de Administração está associada ao estudo das atividades administrativas que promovem a eficácia dos funcionários, analisando processos individuais, grupais e organizacionais. Essa teoria, defendida por autores como Henri Fayol, enfatizava funções como planejamento, organização e controle.
3) Escola das Relações Humanas relaciona-se com a compreensão de como fatores psicológicos e sociais influenciam o desempenho no trabalho. Surgiu como uma reação à rigidez da Administração Científica, destacando a importância da motivação e do ambiente de trabalho.
4) Administração da Qualidade é uma abordagem contemporânea que prioriza a conformidade com as especificações do produto, visando sua adequação ao uso. Teóricos como Deming e Juran contribuíram para essa perspectiva, que valoriza a melhoria contínua e a satisfação do cliente.
5) Comportamento Organizacional estuda a dinâmica dos processos individuais e grupais dentro das organizações, buscando entender como eles impactam a eficácia organizacional. Essa abordagem integra conhecimentos da psicologia e sociologia.
6) Enfoque Sistêmico defende que a organização é um sistema composto por partes interdependentes, onde mudanças em um componente afetam o todo. Essa visão holística permite analisar as organizações como entidades complexas e interligadas.
7) Perspectiva Contingencial propõe que não existe uma única forma ideal de administrar, mas que as estratégias e estruturas devem se adaptar às circunstâncias específicas de cada situação. Essa teoria reconhece a influência de fatores externos e contextuais na gestão.
Portanto, a sequência correta 3, 1, 7, 5, 2, 6, 4 reflete a evolução do pensamento administrativo, desde as primeiras teorias científicas até as abordagens mais modernas, que consideram a complexidade e a interdependência dos fatores organizacionais.
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