Questões Sobre Abordagem Sistêmica da Administração - Administração - concurso
Questão 1
As organizações do século XXI tendem a utilizar sistemas de apoio a decisões interligados com ampla margem de suporte de TI. Nesse contexto, as equipes de trabalho tendem a se organizar de forma mais dinâmica e dissociada.
Assinale a alternativa que apresenta uma característica CORRETA de poder para um líder de equipes multidisciplinares e que utiliza uma mesma base de dados virtual.
- A)Aplicação do poder baseado no conhecimento em lidar com as complexidades da burocracia da organização.
- B)Uso de poder para impor submissão por meio de ameaça psicológica, emocional ou financeira.
- C)Os gerentes têm o poder legítimo, mas somente alguns deles são verdadeiros líderes definidos pela cúpula da organização.
- D)Os líderes utilizam-se de poder baseados na identificação pessoal, na imitação e no carisma.
A alternativa correta é A)
No contexto das organizações do século XXI, marcado pela interconexão de sistemas de apoio à decisão e pelo uso intensivo de tecnologia da informação, a liderança assume um papel fundamental. Equipes multidisciplinares, muitas vezes distribuídas geograficamente e trabalhando com uma mesma base de dados virtual, exigem líderes capazes de lidar com complexidades e promover a colaboração eficiente.
Entre as alternativas apresentadas, a correta é a letra A), que destaca a aplicação do poder baseado no conhecimento. Essa abordagem é essencial para um líder que atua em ambientes dinâmicos e burocráticos, pois:
- O conhecimento técnico e gerencial permite ao líder tomar decisões embasadas;
- A expertise facilita a mediação entre diferentes áreas e especialidades;
- O respeito conquistado pelo conhecimento legitima a autoridade do líder perante a equipe.
As demais alternativas apresentam modelos inadequados para o contexto descrito:
- A letra B) descreve um abuso de poder através de coerção, prática condenável e ineficaz a longo prazo;
- A letra C) limita o conceito de liderança a uma definição hierárquica, ignorando a liderança situacional;
- A letra D) enfatiza características pessoais que, embora valiosas, não são suficientes para lidar com as complexidades técnicas e organizacionais mencionadas.
Portanto, em ambientes organizacionais modernos, onde a informação e o conhecimento são ativos estratégicos, o poder baseado no conhecimento se mostra como a abordagem mais adequada e eficaz para a liderança de equipes multidisciplinares.
Questão 2
Diferentes níveis de gerência têm diferentes interesses e especializações dentro de uma organização. Por conta disso, há vários tipos de sistemas de informação empresariais.
Os sistemas responsáveis pelo monitoramento das atividades básicas da organização, tais como vendas, recebimentos e entradas de dinheiro são denominados sistemas de
- A)trocas diretas
- B)apoio à decisão
- C)apoio ao executivo
- D)informação gerencial
- E)processamento de transaçõess
A alternativa correta é E)
Diferentes níveis de gerência têm diferentes interesses e especializações dentro de uma organização. Por conta disso, há vários tipos de sistemas de informação empresariais.
Os sistemas responsáveis pelo monitoramento das atividades básicas da organização, tais como vendas, recebimentos e entradas de dinheiro são denominados sistemas de:
- A) trocas diretas
- B) apoio à decisão
- C) apoio ao executivo
- D) informação gerencial
- E) processamento de transações
O gabarito correto é E) processamento de transações.
Questão 3
O comércio eletrônico desenvolveu-se muito e apresenta vários modelos de negócios de internet.
O modelo de negócio baseado em um ambiente digital onde compradores e vendedores podem encontrar-se para fazer negócios é denominado :
- A)provedor de serviços
- B)provedor de conteúdo
- C)provedor de comunidade virtual
- D)corretora de transações
- E)criadores de mercado
A alternativa correta é E)
O comércio eletrônico desenvolveu-se muito e apresenta vários modelos de negócios de internet.
O modelo de negócio baseado em um ambiente digital onde compradores e vendedores podem encontrar-se para fazer negócios é denominado:
- A) provedor de serviços
- B) provedor de conteúdo
- C) provedor de comunidade virtual
- D) corretora de transações
- E) criadores de mercado
O gabarito correto é E) criadores de mercado.
Questão 4
Quando empresários realizam contratos com a Administração Pública, é comum que se queixem da defasagem dos reajustes outorgados, os quais geram risco à própria existência da sociedade empresária:
Nesse sentido, como gerente responsável pela administração de contratos estabelecidos com a iniciativa privada, é necessário preservar na sua execução a denominada
- A)equação financeira
- B)precificação contínua
- C)execução perpétua
- D)imutabilidade das cláusulas
- E)persecução do melhor preço
A alternativa correta é A)
Quando empresários realizam contratos com a Administração Pública, é comum que se queixem da defasagem dos reajustes outorgados, os quais geram risco à própria existência da sociedade empresária.
Nesse sentido, como gerente responsável pela administração de contratos estabelecidos com a iniciativa privada, é necessário preservar na sua execução a denominada:
- A) equação financeira
- B) precificação contínua
- C) execução perpétua
- D) imutabilidade das cláusulas
- E) persecução do melhor preço
O gabarito correto é A) equação financeira.
Questão 5
Antes de se iniciar o desenvolvimento eficiente de um formulário ou de um relatório ou listagem, seja ele qual for, é necessário que se saiba, claramente,
- A)qual treinamento a ser ministrado ao usuário, quanto aos processos secundários.
- B)como sensibilizar, nos aspectos comportamentais, os clientes do sistema.
- C)por que e para que aquela informação específica é necessária.
- D)qual a quantidade média ou total de papel ou material para produção.
A alternativa correta é C)
Antes de se iniciar o desenvolvimento eficiente de um formulário, relatório ou listagem, é fundamental compreender a razão pela qual determinada informação é necessária. Essa etapa preliminar define a eficácia e a utilidade do que será produzido, garantindo que o resultado final atenda às reais necessidades do usuário e do sistema.
O item C) do texto fornecido destaca justamente esse ponto crucial: "por que e para que aquela informação específica é necessária". Essa questão vai além da simples coleta de dados ou da formatação visual; ela está diretamente ligada ao propósito do formulário ou relatório. Sem essa clareza, corre-se o risco de criar documentos redundantes, incompletos ou que não resolvam o problema proposto.
Os outros itens mencionados, apesar de relevantes em contextos específicos, não são tão determinantes para o desenvolvimento inicial. O treinamento do usuário (A), a sensibilização comportamental (B) e a estimativa de recursos materiais (D) são aspectos secundários quando comparados à definição do objetivo principal da informação a ser coletada ou exibida.
Portanto, a resposta correta é C), pois entender o "porquê" e o "para quê" é a base para qualquer desenvolvimento eficiente. Sem essa compreensão, todo o esforço posterior pode ser em vão, resultando em soluções que não atendem às necessidades reais do projeto.
Questão 6
Considerando os conceitos de funções, de gráficos e de equações, descritos a seguir, analise as três afirmações seguintes:
I. Funções: se a cada valor que a variável X pode assumir corresponder um ou mais valores da variável Y, diz-se que Y é função de X e escreve-se Y = F (X) (ler “Y igual á função de X) para indicar dependência funcional.
II. Gráficos: um gráfico é uma representação gráfica de relação entre variáveis. Muitos tipos de gráficos são empregados na estatística, dependendo da natureza dos dados pertinentes à finalidade para o qual cada um deles é destinado.
III. Equações: equações são representações da forma A = B, onde A é chamado o primeiro membro da equação e B o segundo membro da equação. Sempre que se efetuam as mesmas operações em ambos os membros de uma equação, obtêm-se equações equivalentes. Assim pode-se adicionar, subtrair, multiplicar e dividir ambos os membros de uma equação pelo mesmo valor e obter uma equivalência, com a única exceção da divisão por zero, que não é permitida.
Quantas dessas afirmações estão corretas?
- A)As duas primeiras.
- B)A primeira e a terceira.
- C)As duas últimas
- D)Todas estão corretas.
- E)Todas estão corretas.
A alternativa correta é E)
Considerando os conceitos apresentados sobre funções, gráficos e equações, podemos analisar cada afirmação individualmente para determinar sua correção.
Na afirmação I, é descrito corretamente o conceito de função, onde Y é definido como função de X (Y = F(X)) quando há uma relação de dependência entre as variáveis. Essa definição está alinhada com a noção matemática de função como uma relação unívoca entre elementos de dois conjuntos.
A afirmação II apresenta uma definição adequada de gráficos como representações visuais de relações entre variáveis. Além disso, menciona corretamente a variedade de tipos de gráficos utilizados em estatística, dependendo da natureza dos dados e dos objetivos da representação.
Por fim, a afirmação III define com precisão o conceito de equações como igualdades entre expressões (A = B) e explica corretamente as operações que mantêm a equivalência entre os membros da equação, incluindo a ressalva sobre a proibição da divisão por zero.
Portanto, todas as três afirmações estão corretas, sendo a alternativa E) Todas estão corretas a resposta adequada.
Questão 7
Considerando os conceitos de funções, de gráficos e de equações, descritos a seguir, analise as três afirmações seguintes:
I. Funções: se a cada valor que a variável X pode assumir corresponder um ou mais valores da variável Y, diz-se que Y é função de X e escreve-se Y = F (X) (ler “Y igual á função de X) para indicar dependência funcional.
II. Gráficos: um gráfico é uma representação gráfica de relação entre variáveis. Muitos tipos de gráficos são empregados na estatística, dependendo da natureza dos dados pertinentes à finalidade para o qual cada um deles é destinado.
III. Equações: equações são representações da forma A = B, onde A é chamado o primeiro membro da equação e B o segundo membro da equação. Sempre que se efetuam as mesmas operações em ambos os membros de uma equação, obtêm-se equações equivalentes. Assim pode-se adicionar, subtrair, multiplicar e dividir ambos os membros de uma equação pelo mesmo valor e obter uma equivalência, com a única exceção da divisão por zero, que não é permitida.
Quantas dessas afirmações estão corretas?
- A)As duas primeiras.
- B)A primeira e a terceira.
- C)As duas últimas.
- D)Todas estão corretas.
- E)Todas estão incorretas
A alternativa correta é E)
Considerando os conceitos de funções, gráficos e equações apresentados, é possível analisar as afirmações e identificar seus possíveis erros. A seguir, uma breve discussão sobre cada uma delas:
I. Funções: A afirmação apresenta um equívoco ao sugerir que Y pode assumir "um ou mais valores" em relação a X. Na definição matemática padrão, uma função associa cada elemento de X a exatamente um elemento de Y. Portanto, a descrição de múltiplos valores de Y para um único X caracterizaria uma relação, mas não uma função no sentido estrito.
II. Gráficos: Embora a afirmação não esteja tecnicamente incorreta, ela é excessivamente vaga e imprecisa. Gráficos não se limitam à estatística, sendo ferramentas essenciais em diversas áreas da matemática e ciências. Além disso, a descrição não captura a essência dos gráficos como representações visuais de dados ou relações matemáticas.
III. Equações: O erro principal nesta afirmação está na generalização sobre operações que mantêm a equivalência. Embora adição, subtração, multiplicação e divisão (exceto por zero) preservem a igualdade em equações numéricas, isso não se aplica universalmente a todos os tipos de equações (como equações matriciais ou em outros contextos algébricos). A afirmação carece das necessárias qualificações matemáticas.
Diante dessa análise, conclui-se que nenhuma das três afirmações está completamente correta em seus termos. A primeira contém um erro conceitual fundamental sobre funções, a segunda é demasiado genérica e imprecisa, enquanto a terceira faz generalizações inadequadas sobre equações. Portanto, a alternativa correta é E) Todas estão incorretas.
Questão 8
Considerando os conceitos de funções, de gráficos e de equações, descritos a seguir, analise as três afirmações seguintes:
I – Funções: se a cada valor que a variável X pode assumir corresponder um ou mais valores da variável Y, diz-se que Y é função de X e escreve-se Y = F (X) (ler “Y igual á função de X) para indicar dependência funcional.
II – Gráficos: um gráfico é uma representação gráfica de relação entre variáveis. Muitos tipos de gráficos são empregados na estatística, dependendo da natureza dos dados pertinentes à finalidade para o qual cada um deles é destinado.
III – Equações: equações são representações da forma A = B, onde A é chamado o primeiro membro da equação e B o segundo membro da equação. Sempre que se efetuam as mesmas operações em ambos os membros de uma equação, obtêm- se equações equivalentes. Assim pode-se adicionar, subtrair, multiplicar e dividir ambos os membros de uma equação pelo mesmo valor e obter uma equivalência, com a única exceção da divisão por zero, que não é permitida.
Quantas dessas afirmações estão corretas?
- A)As duas primeiras
- B)A primeira e a terceira.
- C)As duas últimas
- D)Todas estão corretas.
- E)Todas estão incorretas.
A alternativa correta é E)
Considerando os conceitos de funções, gráficos e equações apresentados, é possível analisar as afirmações e identificar seus possíveis erros.
A afirmação I define uma função como uma relação em que a cada valor de X pode corresponder "um ou mais valores" de Y. No entanto, a definição formal de função exige que cada elemento do domínio (X) esteja associado a apenas um valor na imagem (Y). Portanto, a descrição está incorreta, pois permite múltiplos valores de Y para um mesmo X, caracterizando uma relação que não é função.
A afirmação II menciona que um gráfico é uma "representação gráfica de relação entre variáveis", o que está correto em parte. Porém, o texto comete um erro ao afirmar que muitos tipos de gráficos são usados na estatística "dependendo da natureza dos dados pertinentes à finalidade". Essa explicação é vaga e imprecisa, pois não esclarece que gráficos são ferramentas matemáticas gerais, não restritas à estatística, e sua escolha depende de critérios mais específicos do que simplesmente a "finalidade".
Por fim, a afirmação III apresenta equações como "representações da forma A = B" e descreve corretamente operações que mantêm a equivalência. No entanto, o erro está na afirmação de que essas operações sempre geram equações equivalentes. Isso não é verdade em contextos como equações modulares ou quando se elevam ambos os lados ao quadrado, pois podem surgir soluções estranhas. A exceção da divisão por zero está correta, mas a generalização é equivocada.
Dessa forma, todas as afirmações contêm imprecisões ou erros conceituais, tornando a alternativa E) Todas estão incorretas a resposta correta.
Questão 9
A transação de comércio eletrônico cuja venda é feita no varejo, diretamente a compradores individuais, classifica-se, quanto à natureza de seus participantes, como:
- A)C2C
- B)B2C
- C)B2B
- D)B2G
A alternativa correta é B)
A transação de comércio eletrônico em que a venda é realizada no varejo, diretamente para compradores individuais, é classificada como B2C (Business to Consumer). Essa sigla representa a relação comercial entre empresas e consumidores finais, característica principal do varejo online.
As outras opções apresentadas possuem significados distintos:
- C2C (Consumer to Consumer): transações entre consumidores, como em marketplaces de usados.
- B2B (Business to Business): comércio entre empresas, como fornecedores e distribuidores.
- B2G (Business to Government): negócios realizados entre empresas e órgãos governamentais.
Portanto, a alternativa correta é B) B2C, pois descreve adequadamente a relação comercial entre varejistas e consumidores finais no comércio eletrônico.
Questão 10
Seguem duas afirmações ligadas pelo conectivo explicativo “porque”:
A Escola Sistêmica, dentro das grandes teorias administrativas, define Administração como a coordenação de recursos em sistemas orgânicos e abertos, com elevada interação e interdependência entre as suas partes
PORQUE
os grandes teóricos dessa Escola percebem a necessidade de tratar da complexidade, isto é, dar conta do grande número de variáveis e suas inter-relações, que compõem e contextualizam as organizações e o ambiente onde atuam.
Neste caso,
- A)as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
- B)as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
- C)a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
- D)a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
- E)as duas afirmações são falsas.
A alternativa correta é A)
O texto apresenta duas afirmações interligadas pelo conectivo "porque", que estabelece uma relação de explicação entre elas. A primeira afirmação define a visão da Escola Sistêmica sobre Administração, destacando a coordenação de recursos em sistemas orgânicos e abertos, com ênfase na interação e interdependência entre suas partes. A segunda afirmação justifica essa definição ao explicar que os teóricos dessa escola reconhecem a necessidade de lidar com a complexidade organizacional, considerando as múltiplas variáveis e suas inter-relações no contexto das organizações e do ambiente.
Analisando as alternativas:
- A) Ambas as afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira – Correto. A segunda afirmação complementa e fundamenta a primeira, explicando o motivo pelo qual a Escola Sistêmica adota essa abordagem.
- B) Ambas são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira – Incorreto. Há uma relação clara de explicação entre elas.
- C) A primeira é verdadeira e a segunda é falsa – Incorreto. Ambas estão alinhadas com os princípios da Escola Sistêmica.
- D) A primeira é falsa e a segunda é verdadeira – Incorreto. A definição da primeira afirmação é consistente com a teoria.
- E) Ambas são falsas – Incorreto. As afirmações refletem corretamente os conceitos da Escola Sistêmica.
Portanto, a alternativa A é a correta, pois as afirmações são verdadeiras e a segunda legitima a primeira ao explicar sua base teórica.