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“O conhecimento organizacional é constituído por dois componentes principais: as formas de interação do conhecimento e os níveis de criação do conhecimento.”(NONAKA; TAKEUCHI, 1997.) Essas formas de interação entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito e entre o indivíduo e a organização resultam em quatro processos de conversão do conhecimento que constituem a Espiral do Conhecimento. Os quatro processos de conversão do conhecimento são dependentes, a saber socialização, externalização, combinação, internalização.Sobre os processos de conversão do conhecimento, assinale a alternativa CORRETA.

“O conhecimento organizacional é constituído por dois componentes principais: as formas de interação do conhecimento e os níveis de criação do conhecimento.”(NONAKA; TAKEUCHI, 1997.) Essas formas de interação entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito e entre o indivíduo e a organização resultam em quatro processos de conversão do conhecimento que constituem a Espiral do Conhecimento. Os quatro processos de conversão do conhecimento são dependentes, a saber socialização, externalização, combinação, internalização.

Sobre os processos de conversão do conhecimento, assinale a alternativa CORRETA.

Resposta:

A alternativa correta é C)

O conhecimento organizacional, conforme proposto por Nonaka e Takeuchi (1997), é um processo dinâmico que envolve a interação entre diferentes formas de conhecimento e níveis de criação. A Espiral do Conhecimento, central nessa teoria, é composta por quatro processos de conversão: socialização, externalização, combinação e internalização. Cada um desses processos desempenha um papel fundamental na transformação e disseminação do conhecimento dentro das organizações.

Dentre as alternativas apresentadas, a correta é a C), que afirma: "A socialização consiste no processo de compartilhamento de experiências que resulta na criação do conhecimento tácito." Este processo é essencial para a transferência de conhecimentos não codificados, como habilidades práticas, valores e percepções, que ocorrem por meio da interação direta entre indivíduos. Um exemplo clássico é o aprendizado por observação e imitação, comum em ambientes de trabalho onde mestres repassam seus conhecimentos a aprendizes.

As demais alternativas apresentam equívocos em relação aos processos descritos por Nonaka e Takeuchi. A alternativa A) descreve incorretamente a externalização, que, na verdade, envolve a transformação do conhecimento tácito em explícito, muitas vezes gerando novos conceitos. A alternativa B) confunde a combinação, que trata da sistematização e integração de conhecimentos explícitos, não tácitos. A alternativa D) apresenta uma definição parcialmente correta da internalização, mas limita-a ao "aprender lendo", quando na verdade abrange também a aplicação prática do conhecimento. Por fim, a alternativa E) comete um erro ao associar a combinação ao movimento do conhecimento explícito para tácito, quando na verdade esse movimento caracteriza a internalização.

Portanto, a socialização destaca-se como o processo fundamental para a criação e disseminação do conhecimento tácito, base para os demais processos da Espiral do Conhecimento. Sua compreensão é essencial para organizações que buscam promover a inovação e o aprendizado contínuo.

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