Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Dentro da nova abordagem de Estratégia Organizacional surgiram três orientações – escolas empreendedoras, escola de aprendizagem e escola de configuração. Quanto à escola da aprendizagem, assinale a alternativa que apresenta premissa fundamental.

Dentro da nova abordagem de Estratégia Organizacional surgiram três orientações – escolas empreendedoras, escola de aprendizagem e escola de configuração. Quanto à escola da aprendizagem, assinale a alternativa que apresenta premissa fundamental.

Resposta:

A alternativa correta é C)

No contexto da Estratégia Organizacional, a escola de aprendizagem apresenta uma visão distinta sobre como as estratégias são formuladas e implementadas dentro das organizações. Sua premissa fundamental está centrada na ideia de que a formação de estratégias não é um processo rigidamente planejado e controlado, mas sim um caminho de aprendizado contínuo e adaptativo.

A alternativa correta, que reflete essa essência, é a letra C): "A formação de estratégia é um processo de aprendizado da organização ao longo do tempo." Essa afirmação sintetiza o cerne da escola de aprendizagem, que enxerga a estratégia como algo que emerge gradualmente, moldado pela experiência coletiva, pelos erros, ajustes e pela capacidade da organização de assimilar novos conhecimentos.

Diferentemente de abordagens mais tradicionais, que privilegiam o planejamento deliberado e a figura centralizadora da liderança, a escola de aprendizagem valoriza a organicidade do processo. As estratégias não são impostas de cima para baixo, mas sim construídas a partir da interação entre os membros da organização, da experimentação e da reflexão sobre os resultados obtidos.

As demais alternativas apresentam distorções ou ênfases inadequadas em relação aos princípios dessa escola. Por exemplo, a alternativa A) atribui um papel excessivamente ativo à liderança no gerenciamento do aprendizado, enquanto a D) sugere uma contradição ao mencionar que o líder não deve preconceber estratégias, mas ainda assim "conceber" o processo de aprendizado. Já a alternativa B) incorre em um erro ao associar o aprendizado a um comportamento que desestimula a reflexão retrospectiva - algo que vai contra o próprio conceito de aprendizagem organizacional.

Portanto, a escola de aprendizagem representa uma perspectiva mais flexível e adaptativa da estratégia, onde o conhecimento coletivo e a capacidade de evolução contínua são os verdadeiros motores da formulação estratégica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *