Em um eletrocardiograma normal observam-se as ondas P, Q, R, S eT. Ao examinar o eletrocardiograma de um cão, foi constatada aausência da onda P. Considerando que o médico veterinário teveacesso apenas ao resultado do exame de eletrocardiograma feito poroutro profissional, julgue os itens a seguir. A causa mais provável desse eletrocardiograma alterado seria a síndrome sinusal.
Em um eletrocardiograma normal observam-se as ondas P, Q, R, S e
T. Ao examinar o eletrocardiograma de um cão, foi constatada a
ausência da onda P. Considerando que o médico veterinário teve
acesso apenas ao resultado do exame de eletrocardiograma feito por
outro profissional, julgue os itens a seguir.
A causa mais provável desse eletrocardiograma alterado seria a síndrome sinusal.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é C)
Em um eletrocardiograma normal, observam-se as ondas P, Q, R, S e T, que representam diferentes fases da atividade elétrica do coração. A onda P, especificamente, corresponde à despolarização dos átrios, ou seja, o momento em que os átrios se contraem para impulsionar o sangue para os ventrículos. Quando essa onda está ausente em um eletrocardiograma canino, é necessário considerar as possíveis causas dessa alteração.
Uma das hipóteses mais prováveis para a ausência da onda P é a síndrome sinusal, uma condição que afeta o nó sinusal, estrutura responsável por gerar o impulso elétrico que inicia o batimento cardíaco. Nessa síndrome, há uma disfunção no nó sinusal, que pode levar à falha na geração ou condução do impulso elétrico, resultando na ausência da onda P no traçado eletrocardiográfico. Isso ocorre porque os átrios não são devidamente despolarizados, o que explica a ausência dessa onda no exame.
Portanto, considerando o contexto apresentado e as características da síndrome sinusal, é correto afirmar que essa condição é a causa mais provável para a ausência da onda P no eletrocardiograma do cão. Dessa forma, o gabarito C) CERTO está correto.
Deixe um comentário