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Choque evidencia o “Estado clínico resultante de suprimento inadequado de oxigênio aos tecidos ou inabilidade dos tecidos em utilizar adequadamente o oxigênio aportado” (Di BARTOLA, 1992) e “que resulta em metabolismo celular alterado, morte celular e disfunção ou falha dos órgãos” (MUIR, 1998). “Quadro de hipoperfusão disseminada de tecidos e células devido a redução do volume sanguíneo ou débito cardíaco ou redistribuição de sangue, resultando em um volume circulante efetivo inadequado” (COTRAN; KUMAR & ROBBINS, 1994). Sobre: “Choque Circulatório: Aspectos Básicos de Fisiopatologia e Terapêutica”, analise as proposições seguintes: I. Choque pode ser entendido como um estado clínico de déficit circulatório agudo, grave e generalizado, resultando em hipóxia celular com as suas consequências. II. Vários esquemas baseados na participação de mecanismos fisiológicos e patológicos têm sido utilizados como base para a classificação dos diversos tipos de choque. III. As controvérsias relacionadas à classificação advêm do fato de que o choque clínico envolve em algumas situações etiologia múltipla e, principalmente, envolve manifestações que podem ser comuns a diferentes tipos de choque, dependendo da duração, severidade do insulto, resposta do paciente e adequação terapêutica.Está(ão) em conformidade com o contexto enunciado:

Choque evidencia o “Estado clínico resultante de
suprimento inadequado de oxigênio aos tecidos ou
inabilidade dos tecidos em utilizar adequadamente o
oxigênio aportado” (Di BARTOLA, 1992) e “que
resulta em metabolismo celular alterado, morte
celular e disfunção ou falha dos órgãos” (MUIR,
1998). “Quadro de hipoperfusão disseminada de
tecidos e células devido a redução do volume
sanguíneo ou débito cardíaco ou redistribuição de
sangue, resultando em um volume circulante efetivo
inadequado” (COTRAN; KUMAR & ROBBINS, 1994).
Sobre: “Choque Circulatório: Aspectos Básicos de
Fisiopatologia e Terapêutica”, analise as proposições
seguintes:
I. Choque pode ser entendido como um estado
clínico de déficit circulatório agudo, grave e
generalizado, resultando em hipóxia celular com as
suas consequências.
II. Vários esquemas baseados na participação de
mecanismos fisiológicos e patológicos têm sido
utilizados como base para a classificação dos
diversos tipos de choque.
III. As controvérsias relacionadas à classificação
advêm do fato de que o choque clínico envolve em algumas situações etiologia múltipla e,
principalmente, envolve manifestações que podem
ser comuns a diferentes tipos de choque,
dependendo da duração, severidade do insulto,
resposta do paciente e adequação terapêutica.
Está(ão) em conformidade com o contexto
enunciado:

Resposta:

A alternativa correta é E)

O choque é um estado clínico grave caracterizado pela inadequada oxigenação tecidual, resultando em disfunção celular e orgânica. Conforme definido por Di Bartola (1992) e Muir (1998), trata-se de uma condição em que há falha no suprimento ou utilização de oxigênio pelos tecidos, levando a alterações metabólicas e potencial falência de órgãos. Cotran, Kumar e Robbins (1994) complementam essa visão, destacando que o choque surge da hipoperfusão generalizada devido a reduções no volume sanguíneo, débito cardíaco ou redistribuição inadequada do fluxo sanguíneo.

No contexto do artigo "Choque Circulatório: Aspectos Básicos de Fisiopatologia e Terapêutica", as três proposições apresentadas estão corretas e em conformidade com o tema:

I. O choque é de fato um déficit circulatório agudo e generalizado que causa hipóxia celular e suas consequências, conforme descrito nas definições iniciais.

II. A classificação dos tipos de choque realmente se baseia em mecanismos fisiológicos e patológicos distintos, como os sistemas compensatórios cardiovasculares e as respostas celulares à hipóxia.

III. As controvérsias na classificação existem porque, na prática clínica, o choque frequentemente apresenta etiologias múltiplas e manifestações sobrepostas, influenciadas por fatores como duração, gravidade e resposta ao tratamento.

Portanto, todas as afirmações (I, II e III) estão corretas e alinhadas com o conteúdo apresentado, justificando a alternativa E) como resposta adequada.

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