Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Considere que alguns equinos de alto valor zootécnico, apósparticiparem de uma exposição agropecuária, tenham apresentadosinais clínicos de febre aguda, anemia e perda de peso. Considere,ainda, que um desses animais tenha morrido e que, na necropsia,tenha sido observada a presença de edema subcutâneo, hemorragiaspetequiais, ligeira icterícia, aumento de tamanho do baço, doslinfonodos e do fígado. Com base nessas informações, julgue ositens a seguir. O teste de imunodifusão em gel de ágar baseia-se na formação do complexo antígeno anticorpo e pode ser indicado para a realização de monitoramento dessa doença.

Considere que alguns equinos de alto valor zootécnico, após
participarem de uma exposição agropecuária, tenham apresentado
sinais clínicos de febre aguda, anemia e perda de peso. Considere,
ainda, que um desses animais tenha morrido e que, na necropsia,
tenha sido observada a presença de edema subcutâneo, hemorragias
petequiais, ligeira icterícia, aumento de tamanho do baço, dos
linfonodos e do fígado. Com base nessas informações, julgue os
itens a seguir.

O teste de imunodifusão em gel de ágar baseia-se na formação do complexo antígeno anticorpo e pode ser indicado para a realização de monitoramento dessa doença.

Resposta:

A alternativa correta é C)

Com base nas manifestações clínicas e lesões anatomopatológicas descritas – febre aguda, anemia, perda de peso, edema subcutâneo, hemorragias petequiais, icterícia, esplenomegalia, hepatomegalia e linfonodomegalia –, o quadro é altamente sugestivo de anemia infecciosa equina (AIE), doença viral causada por um lentivírus.

O teste de imunodifusão em gel de ágar (IDGA) é, de fato, uma técnica sorológica clássica e amplamente utilizada para o diagnóstico da AIE. O teste se baseia precisamente na formação de um complexo antígeno-anticorpo visível, que se manifesta como uma linha de precipitação no gel de ágar quando há anticorpos específicos contra o vírus no soro do animal.

Além de seu uso como ferramenta diagnóstica, o IDGA é o método oficial estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para o monitoramento e controle da doença em populações de equídeos, sendo fundamental em programas de erradicação e vigilância epidemiológica.

Portanto, a afirmação de que o teste pode ser indicado para o monitoramento da doença está correta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *