Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Alguns bovinos de determinada propriedade rural vêmapresentando progressiva perda de peso, anorexia, febre, paresia doposterior, exoftalmia, dificuldade respiratória, obstrução intestinale agalactia. A necropsia de alguns animais revelou aumentogeneralizado dos linfonodos, tanto superficiais como internos. Aocorte, os linfonodos apresentavam uma superfície brancoamarelada,sem distinção entre a cortical e a medular. Foramobservadas ainda massas tumorais com o mesmo aspecto nocoração, nos rins e intestinos, no abomaso, na medula espinhal e noútero.A partir dessas informações, julgue os itens de 61 a70. A permanência do agente etiológico no organismo animal deve-se à replicação desse agente via transcriptase reversa (RT).

Alguns bovinos de determinada propriedade rural vêm
apresentando progressiva perda de peso, anorexia, febre, paresia do
posterior, exoftalmia, dificuldade respiratória, obstrução intestinal
e agalactia. A necropsia de alguns animais revelou aumento
generalizado dos linfonodos, tanto superficiais como internos. Ao
corte, os linfonodos apresentavam uma superfície brancoamarelada,
sem distinção entre a cortical e a medular. Foram
observadas ainda massas tumorais com o mesmo aspecto no
coração, nos rins e intestinos, no abomaso, na medula espinhal e no
útero.

A partir dessas informações, julgue os itens de 61 a70.




A permanência do agente etiológico no organismo animal deve-se à replicação desse agente via transcriptase reversa (RT).

Resposta:

A alternativa correta é E)

Com base nas informações fornecidas sobre o quadro clínico-patológico dos bovinos, que inclui perda de peso, febre, aumento generalizado de linfonodos com aspecto tumoral branco-amarelado e envolvimento de múltiplos órgãos, os achados são altamente sugestivos de linfoma ou leucose enzoótica bovina, causada pelo vírus da leucose bovina (BLV). Este vírus é um retrovírus que utiliza a transcriptase reversa em seu ciclo replicativo, integrando-se ao genoma do hospedeiro e estabelecendo uma infecção persistente. Portanto, a replicação via transcriptase reversa é, de fato, um mecanismo central para a permanência do agente etiológico no organismo animal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *