Um entreposto de ovos apresenta as seguintescaracterísticas: pé direito de 4 m de altura, paredeimpermeabilizada até a altura de 40 cm, junções entre o piso e aparede arredondadas, presença de elementos vazados em toda aextensão da parede próximo ao teto para ventilação, mesas comangulosidades e frestas, ovoscópio com a lâmpada queimada.Nesse entreposto, verificou-se que os ovos destinados àcomercialização in natura são lavados em equipamentos do tipoimersão e, após esse procedimento, a secagem é realizadanaturalmente ao ar livre, nas próprias embalagens decomercialização. Verificou-se, ainda, a presença de pássaros nointerior desse entreposto.A respeito da situação hipotética apresentada, julgue os itens de84 a 93. A ausência da ovoscopia não interfere na qualidade higiênica sanitária dos ovos, já que o uso do ovoscópio é facultativo nos entrepostos de ovos.
Um entreposto de ovos apresenta as seguintes
características: pé direito de 4 m de altura, parede
impermeabilizada até a altura de 40 cm, junções entre o piso e a
parede arredondadas, presença de elementos vazados em toda a
extensão da parede próximo ao teto para ventilação, mesas com
angulosidades e frestas, ovoscópio com a lâmpada queimada.
Nesse entreposto, verificou-se que os ovos destinados à
comercialização in natura são lavados em equipamentos do tipo
imersão e, após esse procedimento, a secagem é realizada
naturalmente ao ar livre, nas próprias embalagens de
comercialização. Verificou-se, ainda, a presença de pássaros no
interior desse entreposto.
A respeito da situação hipotética apresentada, julgue os itens de
84 a 93.
A ausência da ovoscopia não interfere na qualidade higiênica sanitária dos ovos, já que o uso do ovoscópio é facultativo nos entrepostos de ovos.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é E)
O item está ERRADO, pois a ausência da ovoscopia compromete significativamente a qualidade higiênico-sanitária dos ovos. Embora o uso do ovoscópio possa ser considerado facultativo em certas interpretações regulatórias, sua função é essencial para identificar ovos trincados, com fissuras ou com alterações internas que possam favorecer a contaminação microbiana. A não realização dessa etapa impede a detecção de defeitos que tornam os ovos impróprios para o consumo in natura, representando um risco à saúde pública. Portanto, a afirmação de que a ausência da ovoscopia não interfere na qualidade é incorreta.
Deixe um comentário