Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Um entreposto de ovos apresenta as seguintescaracterísticas: pé direito de 4 m de altura, paredeimpermeabilizada até a altura de 40 cm, junções entre o piso e aparede arredondadas, presença de elementos vazados em toda aextensão da parede próximo ao teto para ventilação, mesas comangulosidades e frestas, ovoscópio com a lâmpada queimada.Nesse entreposto, verificou-se que os ovos destinados àcomercialização in natura são lavados em equipamentos do tipoimersão e, após esse procedimento, a secagem é realizadanaturalmente ao ar livre, nas próprias embalagens decomercialização. Verificou-se, ainda, a presença de pássaros nointerior desse entreposto.A respeito da situação hipotética apresentada, julgue os itens de84 a 93. A lavagem dos ovos em equipamento do tipo imersão é adequada, tendo em vista que esse procedimento garante a eliminação de sujidades da superfície dos ovos.

Um entreposto de ovos apresenta as seguintes
características: pé direito de 4 m de altura, parede
impermeabilizada até a altura de 40 cm, junções entre o piso e a
parede arredondadas, presença de elementos vazados em toda a
extensão da parede próximo ao teto para ventilação, mesas com
angulosidades e frestas, ovoscópio com a lâmpada queimada.
Nesse entreposto, verificou-se que os ovos destinados à
comercialização in natura são lavados em equipamentos do tipo
imersão e, após esse procedimento, a secagem é realizada
naturalmente ao ar livre, nas próprias embalagens de
comercialização. Verificou-se, ainda, a presença de pássaros no
interior desse entreposto.

A respeito da situação hipotética apresentada, julgue os itens de
84 a 93.

A lavagem dos ovos em equipamento do tipo imersão é adequada, tendo em vista que esse procedimento garante a eliminação de sujidades da superfície dos ovos.

Resposta:

A alternativa correta é E)

O item está ERRADO. A lavagem de ovos em equipamento do tipo imersão não é adequada, pois esse método pode facilitar a contaminação dos ovos através da água de lavagem, uma vez que a imersão permite a penetração de microrganismos para o interior do ovo através dos poros da casca. As normas técnicas e boas práticas recomendam a lavagem a seco ou com uso de jatos de água sob pressão controlada, nunca por imersão, justamente para evitar esse risco de contaminação cruzada e internalização de patógenos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *