Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Uma gata de 5 anos de idade, não castrada, ativa, mas comexcesso de peso, desapareceu de casa por 6 dias. Ao retornar,apresentava-se deprimida, apática e não comia. A esclera dos olhosapresentava coloração amarelada, ictérica; porém, a temperatura, opulso e a frequência respiratória permaneciam normais. Após arealização de algumas análises bioquímicas do sangue, foramencontradas altas concentrações de bilirrubina e ácidos biliares. Em umexame de biópsia do fígado, observaram-se hepatócitos distendidos ecom gotículas não coradas, semelhantes a gordura.Considerando o quadro clínico hipotético apresentado, julgue ospróximos itens. A presença de sais biliares no sangue é causada pela grande produção hepática, que visa emulsificar a gordura acumulada dentro dos hepatócitos.

Uma gata de 5 anos de idade, não castrada, ativa, mas com
excesso de peso, desapareceu de casa por 6 dias. Ao retornar,
apresentava-se deprimida, apática e não comia. A esclera dos olhos
apresentava coloração amarelada, ictérica; porém, a temperatura, o
pulso e a frequência respiratória permaneciam normais. Após a
realização de algumas análises bioquímicas do sangue, foram
encontradas altas concentrações de bilirrubina e ácidos biliares. Em um
exame de biópsia do fígado, observaram-se hepatócitos distendidos e
com gotículas não coradas, semelhantes a gordura.

Considerando o quadro clínico hipotético apresentado, julgue os
próximos itens.

A presença de sais biliares no sangue é causada pela grande produção hepática, que visa emulsificar a gordura acumulada dentro dos hepatócitos.

Resposta:

A alternativa correta é E)

O item está ERRADO. A presença de sais biliares no sangue não é causada por uma suposta produção hepática aumentada para emulsificar gordura acumulada nos hepatócitos. Na realidade, a elevação dos ácidos biliares no sangue (colesterolemia) ocorre devido a uma incapacidade do fígado de excretar adequadamente esses compostos, geralmente por obstrução biliar ou disfunção hepatocelular. No caso descrito, a esteatose hepática (acúmulo de gordura nos hepatócitos) pode comprometer a função hepática e a excreção biliar, levando ao retrocesso dos sais biliares para a corrente sanguínea, mas não há estímulo para "maior produção" com o propósito de emulsificar a gordura intracelular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *