Continua após a publicidade..
Quanto à caracterização genética de animais de laboratório, analise as afirmativas a seguir. I. Animais de colônias do tipo inbred são homozigotos para quase todos os pares de genes alelos. II. Colônias outbread são mantidas por meio de sistemas de acasalamentos randômicos. III. O estabelecimento de uma colônia outbread requer um número inicial de casais pequeno, que é usado para gerar o maior número possível de animais. Assinale:
Quanto à caracterização genética de animais de laboratório, analise as afirmativas a seguir.
I. Animais de colônias do tipo inbred são homozigotos para quase todos os pares de genes alelos.
II. Colônias outbread são mantidas por meio de sistemas de acasalamentos randômicos.
III. O estabelecimento de uma colônia outbread requer um número inicial de casais pequeno, que é usado para gerar o maior número possível de animais.
Assinale:
- A)se somente a afirmativa I estiver correta.
- B)se somente a afirmativa II estiver correta.
- C)se somente a afirmativa III estiver correta.
- D)se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
- E)se todas as afirmativas estiverem corretas.
Resposta:
A alternativa correta é D)
Quanto à caracterização genética de animais de laboratório, analisemos as afirmativas apresentadas:
A afirmativa I está correta, pois animais de colônias inbred são desenvolvidos através de acasalamentos consanguíneos sucessivos, resultando em homozigose para a grande maioria dos loci gênicos, garantindo máxima uniformidade genética.
A afirmativa II também está correta, uma vez que colônias outbred são mantidas através de sistemas de acasalamentos não aparentados e randômicos, preservando a variabilidade genética e evitando a endogamia.
A afirmativa III está incorreta, pois o estabelecimento de uma colônia outbred requer um número inicial significativo de casais fundadores (geralmente de 25 a 50 pares) para assegurar ampla diversidade genética, e não um número pequeno como afirmado.
Portanto, somente as afirmativas I e II estão corretas.
Deixe um comentário