Continua após a publicidade..
A identificação e caracterização da insuficiência renal é o principal motivo para se avaliar o sistema urinário. Sendo assim, avalie as afirmações a seguir e identifique a incorreta.
A identificação e caracterização da insuficiência renal é o principal motivo para se avaliar o sistema urinário.
Sendo assim, avalie as afirmações a seguir e identifique a incorreta.
Sendo assim, avalie as afirmações a seguir e identifique a incorreta.
- A)Caso os rins não estejam funcionando adequadamente, haverá menor quantidade de creatinina excretada na urina, sendo, consequentemente, mantida no plasma. Porém, a magnitude de aumento de creatinina não pode ser utilizada para determinar a origem da azotemia.
- B)Nos casos graves de insuficiência renal aguda, o volume de urina tende a diminuir (oligúria ou anúria), já nos casos de insuficiência renal crônica, a produção urinária aumenta (poliúria).
- C)A causa mais comum de insuficiência renal aguda é a nefrose, ou seja, degeneração e necrose tubular, que tem como principal causa as nefrotoxinas.
- D)Recomenda-se a utilização de fitas reagentes para avaliar a densidade urinária, pois são de fácil acesso e propiciam a obtenção rápida de resultados.
- E)As alterações características da insuficiência renal crônica são anemia arregenerativa, hipoalbuminemia e hipocalcemia (incomum em equinos).
Resposta:
A alternativa correta é D)
A identificação e caracterização da insuficiência renal é o principal motivo para se avaliar o sistema urinário. Sendo assim, avalie as afirmações a seguir e identifique a incorreta.
- A) Caso os rins não estejam funcionando adequadamente, haverá menor quantidade de creatinina excretada na urina, sendo, consequentemente, mantida no plasma. Porém, a magnitude de aumento de creatinina não pode ser utilizada para determinar a origem da azotemia.
- B) Nos casos graves de insuficiência renal aguda, o volume de urina tende a diminuir (oligúria ou anúria), já nos casos de insuficiência renal crônica, a produção urinária aumenta (poliúria).
- C) A causa mais comum de insuficiência renal aguda é a nefrose, ou seja, degeneração e necrose tubular, que tem como principal causa as nefrotoxinas.
- D) Recomenda-se a utilização de fitas reagentes para avaliar a densidade urinária, pois são de fácil acesso e propiciam a obtenção rápida de resultados.
- E) As alterações características da insuficiência renal crônica são anemia arregenerativa, hipoalbuminemia e hipocalcemia (incomum em equinos).
A afirmação incorreta é a D, pois as fitas reagentes não são indicadas para avaliar a densidade urinária, uma vez que esse parâmetro requer métodos mais precisos, como o uso do urinômetro ou refractômetro.
Deixe um comentário