Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Com relação às competências do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), analise as afirmativas a seguir. I. expedir e fazer cumprir normas relativas à utilização humanitária de animais com finalidade de ensino e pesquisa científica. II. credenciar instituições para criação ou utilização de animais em ensino e pesquisa científica. III. estabelecer e rever normas para credenciamento de instituições que criem ou utilizem animais para ensino e pesquisa.Assinale:

Com relação às competências do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), analise as afirmativas a seguir.
I. expedir e fazer cumprir normas relativas à utilização humanitária de animais com finalidade de ensino e pesquisa científica.
II. credenciar instituições para criação ou utilização de animais em ensino e pesquisa científica.
III. estabelecer e rever normas para credenciamento de instituições que criem ou utilizem animais para ensino e pesquisa.

Assinale:

Resposta:

A alternativa correta é E)

O Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) possui competências bem definidas pela legislação brasileira, especificamente pela Lei nº 11.794/2008, conhecida como Lei Arouca. Analisando as afirmativas apresentadas, verifica-se que todas estão em conformidade com as atribuições legais do órgão.

A afirmativa I refere-se à competência de expedir e fazer cumprir normas relativas à utilização humanitária de animais para ensino e pesquisa científica, o que está previsto como uma das principais funções do CONCEA.

A afirmativa II trata do credenciamento de instituições para criação ou utilização de animais em ensino e pesquisa científica, outra atribuição expressa do conselho.

A afirmativa III menciona a competência para estabelecer e rever normas para esse credenciamento, o que também está incluído nas responsabilidades do CONCEA conforme a legislação vigente.

Portanto, todas as afirmativas estão corretas e representam competências efetivas do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *