Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A produção de leitões é de grande importância na suinocultura, pois está diretamente relacionada ao número total de animais destinados ao abate. Em relação às características do recém-nascido e aos cuidados recomendados nos primeiros dias de vida, julgue o item a seguir.A ingestão de colostro, em qualidade e quantidade, nas primeiras 24 horas de vida (preferencialmente nas dez primeiras horas) é muito importante para a imunização passiva de bovinos, caprinos e ovinos os quais possuem placenta do tipo sineptéliocorial (sindesmocorial). Suínos, por sua vez, não possuem essa característica e, portanto, não são dependentes da alimentação colostral para a imunização passiva.

A produção de leitões é de grande
importância na suinocultura, pois está
diretamente relacionada ao número
total de animais destinados ao abate.
Em relação às características do recém-nascido e aos cuidados recomendados
nos primeiros dias de vida, julgue o item a
seguir.


A ingestão de colostro, em qualidade
e quantidade, nas primeiras 24 horas
de vida (preferencialmente nas dez
primeiras horas) é muito importante para a imunização passiva de bovinos, caprinos
e ovinos os quais possuem placenta do
tipo sineptéliocorial (sindesmocorial).
Suínos, por sua vez, não possuem
essa característica e, portanto, não são
dependentes da alimentação colostral para
a imunização passiva.

Resposta:

A alternativa correta é E)

A produção de leitões é de grande importância na suinocultura, pois está diretamente relacionada ao número total de animais destinados ao abate. Em relação às características do recém-nascido e aos cuidados recomendados nos primeiros dias de vida, julgue o item a seguir.

A ingestão de colostro, em qualidade e quantidade, nas primeiras 24 horas de vida (preferencialmente nas dez primeiras horas) é muito importante para a imunização passiva de bovinos, caprinos e ovinos os quais possuem placenta do tipo sineptéliocorial (sindesmocorial). Suínos, por sua vez, não possuem essa característica e, portanto, não são dependentes da alimentação colostral para a imunização passiva.

O item está ERRADO porque, embora os suínos possuam placenta do tipo epiteliocorial (diferente dos ruminantes), eles são sim dependentes do colostro para a imunização passiva. A placenta suína é menos permeável à passagem de anticorpos maternos, tornando a ingestão de colostro essencial para a transferência de imunidade aos leitões recém-nascidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *