Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A informação principal desse texto está no trecho: A) “No bolso do jeans, um celular. Na escrivaninha do quarto, um laptop.”. (1° parágrafo) B) “… deixar de lado todas as infinitas possibilidades que o mundo digital oferece…”. (1° parágrafo) C) “A diferença é que, agora, não são só os livros que são ‘lidos’, mas vídeos, sites, SMS, e-mails e uma gama imensa de informações.”. (3° parágrafo) D) “… ler apenas o essencial e aquilo que interessa pode levar à perda da aptidão para analisar situações com mais profundidade.”. (último parágrafo)

Jovens trocam livros por “leitura digital”

    No bolso do jeans, um celular. Na escrivaninha do quarto, um laptop. […] Tudo ao redor dos jovens de hoje oferece conexão 24 horas por dia nas mais diversas redes sociais. Como deixar de lado todas as infinitas possibilidades que o mundo digital oferece e se dedicar à leitura de um livro, com suas centenas de páginas, cheias de palavras […] exigindo concentração para serem decifradas?

    Dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) divulgados nesta semana afirmam que a leitura não está entre as prioridades dos jovens de 15 anos. […] 46% dos estudantes afirmam que leem apenas para obter as informações de que precisam; […]. Apenas um terço disse que a leitura é um dos hobbies favoritos.

    Apesar dos dados do Pisa, especialistas em educação e tecnologia discordam da ideia de que o jovem de hoje lê menos. Muito pelo contrário: afirmam que os adolescentes nunca leram tanto. A diferença é que, agora, não são só os livros que são “lidos”, mas vídeos, sites, SMS, e-mails e uma gama imensa de informações. “O adolescente lê e escreve muito, comunica-se muito mais por escrito. As gerações anteriores liam só os livros da escola. Os jovens de hoje não: estão sempre se informando dentro dessa vida social digitalizada”, diz Rosa Maria Farah, […] da PUC-SP. […]

    Para os educadores, a falta de interesse pela leitura formal pode levar à perda da habilidade de se concentrar quando necessário. “O jovem não consegue mais ler um texto inteiro. […]”, explica Teresa Ferreira, psicopedagoga da Unifesp. […]

    Ainda é cedo para afirmar o quanto isso pode ser prejudicial no futuro. Mas os especialistas alertam: ler apenas o essencial e aquilo que interessa pode levar à perda da aptidão para analisar situações com mais profundidade. “O jovem sabe de tudo o que acontece, mas não aprofunda o conhecimento dos fatos”, destaca a psicóloga Dora Sampaio Góes […].

MANDELLI, Mariana. Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/geral, jovens-trocam-livros-por-leitura- digital-imp-,652713>. Acesso em: 5 mar. 2015. *Adaptado para fi ns didáticos. Fragmento.

A informação principal desse texto está no trecho:

Resposta:

A resposta correta é a letra C)

A resposta correta é a letra C porque este trecho sintetiza a ideia central do texto: a transformação do conceito de leitura na era digital. O texto não defende que os jovens leem menos, mas sim que o formato e a natureza da leitura se modificaram radicalmente.

Enquanto as opções A e B apenas contextualizam o ambiente digital dos jovens, e a opção D apresenta uma consequência específica discutida no texto, a alternativa C captura a essência da argumentação principal - a expansão do que se considera "leitura" para além dos livros tradicionais, abrangendo múltiplos formatos digitais e novas formas de consumo de informação.

O terceiro parágrafo, onde se encontra a alternativa C, apresenta o contraponto fundamental aos dados iniciais do Pisa, estabelecendo a tese principal de que os jovens contemporâneos não leem menos, mas sim de maneira diferente e mais diversificada do que as gerações anteriores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *