O motivo que levou a esperança a morte foi A) a gincana. B) por comer muito. C) por querer ser vencedora. D) a dor de barriga.
O GRILO E A ESPERANÇA
(Fabiana)
Certo dia, a esperança foi dar um passeio no bosque. De repente aparece o grilo e a cumprimenta:
— Oi! Como vai? De onde vem?
— Venho de um lugar distante. Onde só existem animais amigos – responde a esperança.
— O que você faz por aqui? Indagou o grilo.
— Eu?
— Sim, você!
— Estou treinando para uma gincana, ver quem é que come mais rápido.
Então o grilo resolveu ajudá-la. No outro dia, eles foram se encontrar para começar o treinamento. Coitada, não teve sorte, porque no dia anterior havia comido muito e amanheceu com uma grande dor de barriga. Esta foi tão grande que ela não suportou e acabou morrendo.
A pobre da esperança não chegou a realizar seu sonho. Ela sonhava ser a vencedora da gincana. Mas seu triste fim não o permitiu. Só nos resta, agora, recordá-la.
O motivo que levou a esperança a morte foi
- A) a gincana.
- B) por comer muito.
- C) por querer ser vencedora.
- D) a dor de barriga.
Resposta:
A resposta correta é a letra D)
O motivo que levou a esperança à morte foi a dor de barriga, conforme explicitado no texto: "Esta foi tão grande que ela não suportou e acabou morrendo".
Embora a esperança estivesse se preparando para uma gincana (A) e tivesse comido muito no dia anterior (B) com o objetivo de ser vencedora (C), estes foram fatores que contribuíram para a dor de barriga, mas não a causa direta da morte. O texto deixa claro que foi a intensidade da dor de barriga especificamente que resultou no desfecho trágico.
A narrativa estabelece uma relação causal direta: o excesso de comida levou à dor, e a dor extrema levou à morte. Portanto, a alternativa D é a que melhor representa a causa imediata do falecimento da personagem.
Deixe um comentário