Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

No trecho “Se você é uma dessas pessoas, aqui vai uma boa notícia (…)” (1º parágrafo), o termo “se” estabelece uma relação de A) adição. B) condição. C) alternância. D) confirmação.

Café de chocolate e chocolate de café

Leveduras da América do Sul misturadas com cacau da África podem criar novos sabores de chocolate. Mesma coisa para o café.

Helô D’Angelo

    Há quem diga que não dá para viver sem café e chocolate. Se você é uma dessas pessoas, aqui vai uma boa notícia: um grupo de cientistas da Universidade de Washington está tentando criar novos sabores para essas duas delícias. Mas não tem nada a ver com misturar chocolate com leite condensado ou café com canela – o lance é brincar com a genética.

    Há séculos, estes dois produtos são cultivados no mundo todo, em países com clima, relevo e solo muito diferentes. Por isso, existe uma grande diversidade genética entre os grãos de café e entre os cacaus dos vários pontos do globo. Mas essa variação não tem só a ver com as plantas: ela acontece também porque, em ambos os processos de fabricação, uma das etapas mais importantes é a fermentação, feita a partir das leveduras, que foram se adaptando para cada clima.

Disponível em: http://super.abril.com.br/ideias /cafe-de-chocolate-de-cafe/ . Acesso em: 20 abr. 2016

No trecho “Se você é uma dessas pessoas, aqui vai uma boa notícia (…)” (1º parágrafo), o termo “se” estabelece uma relação de

Resposta:

A resposta correta é a letra B)

No trecho "Se você é uma dessas pessoas, aqui vai uma boa notícia (...)", o termo "se" estabelece uma relação de condição.

Isso ocorre porque a conjunção "se" introduz uma oração subordinada adverbial condicional, expressando uma hipótese ou circunstância necessária para que a ação principal (a boa notícia) seja válida. A estrutura apresenta uma condição ("ser uma dessas pessoas") que, se cumprida, resulta na consequência ("aqui vai uma boa notícia").

Este uso difere das outras alternativas: não indica adição (que seria expressa por "e", "além disso"), nem alternância ("ou", "ora... ora"), nem confirmação ("de fato", "certamente").

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *