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O foco principal de ambos os textos podemos encontrar em: A) Ética e cidadania.B) Corrupção. C) Sistema educacional Brasileiro. D) A credibilidade dos nossos dirigentes.

Texto I

Na boca de todo mundo, ética perde o significado

Antonio Arruda. Folha de São Paulo

    Quanto mais se aproxima o 6 de outubro, mais a ética brilha como palavra de ordem nos palanques, na mídia e nas conversas inflamadas do brasileiro às vésperas das eleições. O conceito de ética, indispensável e eficiente na escolha do melhor candidato, é exaltado, paparicado, mas também manipulado, usurpado e maquiado. Banalizada, a ética virou pau para toda obra. “Há duas palavras que entraram na moda e que temos de especificar muito bem: ética e cidadania. A ética como está sendo debatida pode facilmente ocultar o seu verdadeiro sentido, pode mascarar candidatos”, diz Maria Victória Benevides, cientista política da Universidade de São Paulo. E, para tanto, o discurso é uma das estratégias mais eficazes e utilizadas.

Texto II

Cansado, eleitor deixa de acreditar

Folha de São Paulo

    “O custo da falta de ética é brutal.” A declaração de Renato Janine Ribeiro dá a medida das consequências na sociedade quando um político falta com a ética.

    Quando elege um candidato qualquer e depois se decepciona com sua atuação, o eleitor tende a desenvolver um sentimento generalizado em relação à política. Ou seja, para ele, a desonestidade passa a imperar.

O foco principal de ambos os textos podemos encontrar em:

Resposta:

A resposta correta é a letra A)

O foco principal de ambos os textos encontra-se na opção A) Ética e cidadania. Esta escolha justifica-se pela análise do conteúdo apresentado nos dois textos fornecidos.

No Texto I, o autor Antonio Arruda destaca como o conceito de ética tem sido banalizado e manipulado no contexto político eleitoral. A menção explícita à cientista política Maria Victória Benevides reforça esta ideia ao alertar que "há duas palavras que entraram na moda e que temos de especificar muito bem: ética e cidadania". Esta citação direta estabelece uma conexão clara entre os dois conceitos como eixo central da discussão.

O Texto II, por sua vez, aborda as consequências da falta de ética na política, mostrando como a decepção com os políticos eleitos gera uma descrença generalizada na classe política. Embora não mencione explicitamente a cidadania, o texto discute diretamente o impacto da ética (ou sua falta) no exercício da cidadania pelo eleitor, que se sente traído quando os representantes eleitos não correspondem às expectativas éticas.

As demais alternativas não representam o foco central: a corrupção (B) é uma consequência da falta de ética, mas não o tema principal; o sistema educacional (C) não é mencionado em nenhum dos textos; e a credibilidade dos dirigentes (D) é apresentada como consequência da questão ética, não como o cerne da discussão.

Portanto, a intersecção temática entre os dois textos reside precisamente na discussão sobre ética e como esta se relaciona com o exercício da cidadania no contexto político brasileiro.

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