De acordo com esse texto, o desejo da sereia mais moça era A) amar um belo príncipe. B) ir à superfície do mar. C) sentar nos rochedos. D) viver com o povo do mar.
A pequena sereia
Muito longe da terra, onde o mar é muito azul, vivia o povo do mar. O rei desse povo tinha seis filhas, todas muito bonitas, e donas das vozes mais belas de todo o mar, porém a mais moça se destacava com sua pele fina e delicada como uma pétala de rosa e os olhos azuis como o mar. Como as irmãs, não tinha pés, mas sim uma cauda de peixe. Ela era uma sereia. Essa princesa era a mais interessada nas histórias sobre o mundo de cima, e desejava poder ir à superfície; queria saber tudo sobre os navios, as cidades, as pessoas e os animais.
— Quando você tiver 15 anos — dizia a avó — subirá à superfície e poderá se sentar nos rochedos para ver o luar, os navios, as cidades e as florestas. Os anos se passaram…
Quando a princesa completou 15 anos mal pôde acreditar. Subiu até a superfície e viu o céu, o sol, as nuvens… viu também um navio e ficou muito curiosa. Foi nadando até se aproximar da grande embarcação. Viu, através dos vidros das vigias, passageiros ricamente trajados. O mais belo de todos era um príncipe que estava fazendo aniversário, ele não deveria ter mais de 16 anos, e a pequena sereia se apaixonou por ele. […]
Disponível em: http://www.educacional.com.br /projetos/ef1a4/contosdefadas /sereia.html. Acesso em: 3 mar. 2011. Fragmento.
De acordo com esse texto, o desejo da sereia mais moça era
- A) amar um belo príncipe.
- B) ir à superfície do mar.
- C) sentar nos rochedos.
- D) viver com o povo do mar.
Resposta:
A resposta correta é a letra B)
Explicação da resposta:
O texto descreve claramente que a principal aspiração da princesa sereia mais jovem era "poder ir à superfície" do mar. Desde o início do fragmento, é mencionado que ela "era a mais interessada nas histórias sobre o mundo de cima" e "desejava poder ir à superfície".
Embora as outras alternativas apareçam no texto:
- A) O amor pelo príncipe ocorre APÓS ela realizar seu desejo de ir à superfície
- C) Sentar nos rochedos é uma consequência de ir à superfície, não o desejo principal
- D) Ela já vivia com o povo do mar, portanto não era um desejo
O desejo central e explícito da personagem, que motiva toda a narrativa, é justamente conhecer o mundo acima do mar, tornando a alternativa B a correta.
Deixe um comentário