Questões Sobre o Descritor D15 - Português - 5º ano
Descritor 15: Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
Questão 1

Texto 1
CHC, ano 10, n.66, jan. / fev. 1996.
Texto 2
Quanto pesa sua mochila?
Você já parou para pensar quanto pesa sua mochila? Então, aproveite e pare na farmácia do caminho para pesá-la. O material escolar que todos têm de levar para a escola diariamente muitas vezes supera os cinco quilos.
Pode ser pouco para um adulto, mas certamente mais do que muitas crianças poderiam carregar sem comprometer sua coluna.
Agora, imagine todo esse peso colocado em cima de suas costas. Ruim, né? E isso sem falar que você, provavelmente, costuma levar todo o peso da mochila em um ombro só, o que pode ser mais prejudicial. A melhor forma de carregar a mochila é bem apoiada nas costas e presa nos dois ombros, pelas alças.
Zá, ano 1, n. 1, jul. 1996, p. 24. Fragmento.
Esses dois textos são parecidos porque
- A) falam sobre a questão do peso das mochilas.
- B) comparam os alunos com tartarugas.
- C) mostram a importância de cuidar do material.
- D) trazem o peso adequado das mochilas.
A resposta correta é a letra A)

Texto 1
CHC, ano 10, n.66, jan. / fev. 1996.
Texto 2
Quanto pesa sua mochila?
Você já parou para pensar quanto pesa sua mochila? Então, aproveite e pare na farmácia do caminho para pesá-la. O material escolar que todos têm de levar para a escola diariamente muitas vezes supera os cinco quilos.
Pode ser pouco para um adulto, mas certamente mais do que muitas crianças poderiam carregar sem comprometer sua coluna.
Agora, imagine todo esse peso colocado em cima de suas costas. Ruim, né? E isso sem falar que você, provavelmente, costuma levar todo o peso da mochila em um ombro só, o que pode ser mais prejudicial. A melhor forma de carregar a mochila é bem apoiada nas costas e presa nos dois ombros, pelas alças.
Zá, ano 1, n. 1, jul. 1996, p. 24. Fragmento.
Esses dois textos são parecidos porque
- A) falam sobre a questão do peso das mochilas.
- B) comparam os alunos com tartarugas.
- C) mostram a importância de cuidar do material.
- D) trazem o peso adequado das mochilas.
A resposta correta é a letra A
Os dois textos abordam a mesma temática central: o peso excessivo das mochilas escolares e seus possíveis efeitos negativos na saúde das crianças. O Texto 1, embora não apresente seu conteúdo completo, pelo contexto da pergunta e da imagem, trata dessa mesma questão. O Texto 2 desenvolve explicitamente o tema, discutindo o peso das mochilas, os riscos para a coluna vertebral e a forma correta de carregá-las. As demais alternativas não se sustentam: não há comparação com tartarugas, o foco não é o cuidado com o material em si, e nenhum dos textos estabelece um peso adequado específico para as mochilas.
Questão 2
Texto I
Amiga dos gatos
Olá turma da CHC! (Ciência Hoje das Crianças) – Eu adoro as suas revistas e também as seções Bate-Papo, Quando crescer e Bichos ameaçados. Queria que vocês publicassem uma matéria sobre gatos porque eu amo gatos! […] Um grande beijo e abraços! Parabéns pelas revistas!
A.S.S.
Revista Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, SBPC, maio 2010. P.29.
Texto II
Adoro ler
Oi turma da CHC! (Ciência Hoje das Crianças) — Tenho 12 anos e estou escrevendo para falar que adorei a matéria na revista 184 sobre a antiga civilização celta. Se possível, queria que publicassem uma matéria sobre os grandes autores brasileiros, pois eu adoro ler livros de literatura brasileira.
Beijos e abraços para toda a turma […]! Tchau! D.R.A.M.
Revista Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, SBPC, abr. 2010.p. 28.
Ao compararmos os dois textos, é correto afirmar que
- A) nos dois textos os leitores fazem elogios a revista CHC.
- B) nos dois textos os leitores expressam o gosto em ler livros de literatura brasileira.
- C) somente no texto I o leitor sugere a publicação de uma matéria sobre os grandes autores brasileiros.
- D) somente no texto II o leitor sugere a publicação de uma matéria sobre gatos.
A resposta correta é a letra A)
A resposta correta é a letra A porque:
No Texto I, a leitora demonstra apreço pela revista quando afirma "Eu adoro as suas revistas" e "Parabéns pelas revistas!", fazendo claramente um elogio à publicação.
No Texto II, o leitor também expressa admiração pela revista ao declarar "adorei a matéria na revista 184 sobre a antiga civilização celta", igualmente realizando um elogio ao conteúdo publicado.
As demais alternativas estão incorretas porque:
A letra B é falsa, pois apenas o Texto II menciona o gosto por literatura brasileira.
A letra C é falsa, pois a sugestão sobre autores brasileiros aparece somente no Texto II.
A letra D é falsa, pois a sugestão sobre gatos aparece somente no Texto I.
Portanto, a única afirmação que se verifica em ambos os textos é que os leitores fazem elogios à revista CHC.
Questão 3
Texto I
Cuidando da Terra
Eu cuido da Terra porque sei que posso fazer todos os dias pequenas coisas que farão uma grande diferença.
Eu uso os dois lados do papel e trago sacolas de casa para o supermercado porque eu amo as árvores e quero que as corujas tenham um lugar para viver.
Eu desligo a torneira enquanto escovo meus dentes e economizo a água no banho porque eu amo os peixes e quero que os oceanos permaneçam azuis.
Todd Parr. O livro do planeta Terra. São Paulo: Panda Books,2010.
Texto II
Preciclar
Você sabe o que é preciclar? É muito simples! É pensar antes de comprar. 40% do que compramos é lixo. São embalagens que, quase sempre, não nos servem para nada, que vão direto para o lixo aumentar os poluentes no planeta.
Poderia ser diferente? Tudo sempre pode ser melhor. Pense no lixo que ficará de sua compra antes de comprar. Por exemplo, ao comprar uma camiseta, você precisa levá-la embalada em papel de seda, em uma caixa e dentro de uma sacola?
Se você fosse a Terra o que faria? Aprenda a pensar em cada atitude como se você fosse o planeta, tratando-o muito bem.
Nilson J. Machado e Silmara R. Casadei. Seis razões para diminuir o lixo no mundo. São Paulo: Escrituras, 2007.p.50.
Ao compararmos os dois textos, é possível afirmar que
- A) ambos abordam a importância do consumo consciente (sustentável) para contribuímos ecologicamente com o planeta Terra.
- B) ambos abordam a importância do consumo exagerado para contribuir com um Planeta melhor.
- C) Somente no texto II aborda o consumo consciente da água do planeta.
- D) Somente o texto I expressa a preocupação dos consumidores em diminuir a produção dos resíduos logo no ato da compra.
A resposta correta é a letra A)
A resposta correta é a letra A porque ambos os textos abordam a importância do consumo consciente e sustentável para contribuir ecologicamente com o planeta Terra.
No Texto I, o autor apresenta ações práticas do cotidiano que demonstram cuidado com o meio ambiente, como usar os dois lados do papel, levar sacolas reutilizáveis ao supermercado e economizar água. Essas atitudes refletem uma consciência sobre como pequenas ações podem fazer grande diferença na preservação dos recursos naturais.
No Texto II, o conceito de "preciclar" é introduzido justamente como uma forma de consumo consciente, enfatizando a necessidade de pensar antes de comprar para reduzir a geração de resíduos e embalagens desnecessárias que poluem o planeta.
As alternativas B, C e D estão incorretas porque:
- B) Ambos os textos criticam o consumo exagerado, não o defendem
- C) O Texto I também aborda o consumo consciente da água
- D) O Texto II é que trata especificamente da preocupação em diminuir resíduos no ato da compra
Portanto, a alternativa A é a única que representa corretamente o tema comum aos dois textos: a importância do consumo consciente para a preservação ambiental.
Questão 4
Texto 1
A água é um bem ambiental indispensável às necessidades humanas básicas (como a saúde e produção de alimentos) e ao desenvolvimento de atividades humanas, nomeadamente a agricultura, tendo influência decisiva na qualidade de vida das populações e na manutenção de ecossistemas.
Texto 2
A água contaminada (com elevada carga orgânica e agentes microbiológicos – bactérias e vírus), o saneamento inadequado e a falta de condições de higiene são apontados como responsáveis por mais de 80% das doenças dos países em desenvolvimento (como gastroentrites, hepatites, febres tifoides e cólera), pela morte de cerca de 6000 crianças por dia, assim como pela degradação da paisagem e perturbação dos ecossistemas.
Disponíveis em: www.confagri.pt/ambiente/ áreas temáticas/água/texto síntese/antecedentes>. Fragmentos. Acesso em: 09 abr. 2010.*Adaptado: Reforma Ortográfica.
Esses textos falam sobre
- A) a influência da água no ecossistema.
- B) a morte de crianças.
- C) as doenças transmitidas pela água.
- D) a utilidade da água.
A resposta correta é a letra A)
Os textos apresentados abordam a importância da água sob diferentes perspectivas, sendo a alternativa A a que melhor sintetiza o conteúdo conjunto das duas passagens.
O primeiro texto destaca a água como recurso ambiental essencial, mencionando sua importância para necessidades humanas básicas, atividades econômicas como a agricultura, e principalmente sua influência na qualidade de vida das populações e na manutenção dos ecossistemas.
O segundo texto complementa essa visão ao abordar as consequências negativas da água contaminada, incluindo doenças, mortalidade infantil e, significativamente, a degradação da paisagem e perturbação dos ecossistemas.
Embora as outras alternativas mencionem elementos presentes nos textos (a morte de crianças aparece no texto 2, as doenças transmitidas pela água são citadas no texto 2, e a utilidade da água é abordada no texto 1), nenhuma delas captura a abrangência temática dos dois textos em conjunto.
A alternativa A se mostra correta por englobar tanto os aspectos positivos da água para os ecossistemas (texto 1) quanto os impactos negativos de sua contaminação nos ecossistemas (texto 2), representando assim o tema central que conecta ambas as passagens.
Questão 5
Texto I
O corpo humano é constituído por diversas partes que são inter-relacionadas, ou seja, umas dependem das outras. Cada sistema, cada órgão é responsável por uma ou mais atividades. Milhares de reações químicas acontecem a todo instante dentro do nosso corpo, seja para captar energia para a manutenção da vida, movimentar os músculos, recuperar-se de ferimentos e doenças ou se manter na temperatura adequada à vida.
Fonte: http://www.webciencia. com/11_00menu.htm – Acesso em 15/06/08.
Texto II
Há milhões de anos, o corpo humano vem se transformando e evoluindo para se adaptar ao ambiente e desenvolver o seu ser. Nosso corpo é uma mistura de elementos químicos feita na medida certa. As partes do corpo humano funcionam de maneira integrada e em harmonia com as outras. É fundamental entendermos o funcionamento do corpo humano a fim de adquirirmos uma mentalidade saudável em relação a nossa vida.
Fonte: http://www.webciencia. com/11_00menu.htm – Acesso em 15/06/08
Os dois textos tratam de:
- A) Saúde.
- B) Corpo humano.
- C) Doenças.
- D) Meio-ambiente.
A resposta correta é a letra B)
A resposta correta para a questão é a letra B) Corpo humano, conforme demonstrado pela análise dos dois textos fornecidos.
No Texto I, o conteúdo aborda especificamente a constituição do corpo humano, mencionando:
- A inter-relação entre suas diferentes partes
- A função dos sistemas e órgãos
- As reações químicas que ocorrem no organismo
- Processos como captação de energia, movimentação muscular e manutenção da temperatura corporal
No Texto II, o enfoque permanece no corpo humano, destacando:
- Sua evolução ao longo do tempo
- Sua composição química
- O funcionamento integrado das partes
- A importância de compreender seu funcionamento
Embora os textos mencionem elementos relacionados à saúde (A), como funcionamento corporal e mentalidade saudável, e façam referência indireta a doenças (C) e meio-ambiente (D), o tema central e unificador de ambos é claramente o corpo humano, suas características, composição e funcionamento.
Portanto, a alternativa que melhor sintetiza o assunto comum aos dois textos é a opção B) Corpo humano.
Questão 6
Boitatá
Dizem que é uma cobra de fogo que vive nas matas. É protetora da natureza e ataca qualquer um que queime os campos ou mate animais sem necessidade. Nos estados do Nordeste, o boitatá é conhecido também como “fogo que corre”.
Fonte: Almanaque Recreio – São Paulo: Abril. 2003- p.93.
Curupira
De acordo com a tradição popular, o Curupira é um menino índio bem cabeludo que protege os animais e as matas. Seus pés são virados para trás e por isso deixa rastros que enganam os caçadores. Quando eles pensam que ele foi em uma direção, na verdade foi na direção oposta.
Fonte: Almanaque Recreio – São Paulo: Abril. 2003- p.93.
Os dois textos descrevem:
- A) animais que existem nas florestas brasileiras.
- B) Pessoas que protegem as florestas.
- C) Lendas e mitos brasileiros.
- D) Povos que habitam a floresta.
A resposta correta é a letra C)
A resposta correta para a questão é a letra C) Lendas e mitos brasileiros, conforme justificado abaixo:
Os textos apresentados descrevem claramente duas figuras do folclore brasileiro: o Boitatá e o Curupira. Ambos são entidades mitológicas com características sobrenaturais e funções específicas na proteção da natureza, conforme a tradição popular.
O Boitatá é descrito como uma "cobra de fogo" que defende as matas contra incêndios e caçadores, enquanto o Curupira é apresentado como um "menino índio" com pés virados para trás que engana caçadores. Essas características fantásticas e simbólicas, somadas às referências a fontes de cultura popular (Almanaque Recreio), confirmam que se tratam de lendas e mitos, e não de animais reais (A), pessoas físicas (B) ou povos indígenas (D).
Portanto, a alternativa C é a única que abrange adequadamente a natureza mitológica e folclórica das duas narrativas.
Questão 7
Texto 1
Rubinho a mil por hora
Desde criança, Rubens Barrichello é louco por corridas. Aos seis anos já voava nas pistas de Kart. Depois passou rápido pela Fórmula Ford, Fórmula Opel, Fórmula 3 e Fórmula 3000. Não parou por aí. foi o mais jovem piloto da história a entrar para a Fórmula 1, quando tinha apenas 20 anos.
Texto 2
Vencer ou vencer
Ayrton Senna sempre fez tudo muito rapidinho. Aos quatro anos ganhou o seu primeiro kart. Aos dez, já pilotava no Autódromo de Interlagos. Quando tinha 31 anos, era o mais jovem tricampeão da história da Fórmula 1. Vencer ou vencer era o seu lema.
Maurício de Sousa Produções. Manual de esportes do Cascão. São Paulo: Globo, 2003.
Esse dois textos:
- A) apresentam uma biografia.
- B) convidam para corridas.
- C) incentivam o uso do kart.
- D) oferecem um prêmio.
A resposta correta é a letra A)
Os dois textos apresentam características biográficas sobre pilotos brasileiros de Fórmula 1, Rubens Barrichello e Ayrton Senna.
No Texto 1, são descritos marcos importantes da trajetória de Rubens Barrichello, desde sua infância até sua entrada na Fórmula 1, incluindo suas passagens por categorias menores de automobilismo.
No Texto 2, são apresentados fatos relevantes da vida de Ayrton Senna, desde sua primeira experiência com kart até sua conquista como tricampeão mundial de Fórmula 1.
Ambos os textos seguem uma estrutura narrativa que descreve eventos cronológicos da vida desses pilotos, caracterizando-se como textos biográficos que destacam suas conquistas e trajetórias no automobilismo.
As demais alternativas não se aplicam: não há convites para corridas, incentivo ao uso de kart ou oferta de prêmios nos textos analisados.
Questão 8
Quadras populares
Você me mandou cantar
Pensando que eu não sabia
Pois eu sou que nem cigarra
Canto sempre todo dia.
****
Já fui galo, já cantei
Já fui dono do terreiro
Não me importo que outras cantem
Onde eu já cantei primeiro.
(AZEVEDO, Ricardo. Bazar do Folclore. São Paulo: Ed. Ática. 2002).
Os dois poemas falam:
- A) da arte de cantar.
- B) de quem canta desolado.
- C) de quem não sabia cantar.
- D) do galo cantor dono do terreiro.
A resposta correta é a letra A)
Os dois poemas apresentados são quadras populares que abordam a temática do ato de cantar, sendo a alternativa A a correta.
No primeiro poema, o eu lírico afirma sua constância no canto ("Pois eu sou que nem cigarra/Canto sempre todo dia"), demonstrando familiaridade e prática contínua da arte de cantar. A comparação com a cigarra reforça a ideia de uma atividade natural e persistente.
O segundo poema apresenta um cantor experiente que já foi "dono do terreiro" e não se importa que outros cantem onde ele já cantou primeiro, mostrando segurança e domínio da arte do canto.
As demais alternativas não se sustentam:
- B) Incorreta - não há tom de desolação nos poemas
- C) Incorreta - o primeiro poema contradiz esta ideia
- D) Incorreta - a referência ao galo é metafórica
Ambos os textos celebram o canto como expressão artística e demonstram prazer nesta atividade, caracterizando-se como poemas que efetivamente falam da arte de cantar.
Questão 9

Texto I
Disponível em: http://www.museuinimadepaula. org.br/wpcontent/uploads/2012/ 03/Material-did%C3%A1tico-Ricardo -Ferrari.pdf . Acesso em: 08 ago. 2016.
Texto II
Brincadeira de criança
Grupo Molejo
[…]
Acorda criançada tá na hora da gente brincar Brincar de pique-esconde, pique-cola e de pique-tá,tá,tá,tá Essa brincadeira também tem pique-bandeira Amarelinha pra quem gosta de pular.
[…]
Brincadeira de criança
Como é bom, como é bom
Guardo ainda na lembrança
Como é bom, como é bom
Paz, amor e esperança
Como é bom, como é bom
Bom é ser feliz com Molejão
[…]
Vamos juntinho, então!
[…]
Disponível em: https://www.letras.mus.br/molejo/47473/ . Acesso em: 09 ago. 2016.
Os dois textos falam sobre
- A) a hora de acordar.
- B) brinquedos infantis.
- C) paz, amor e esperança.
- D) brincadeiras de criança.
A resposta correta é a letra D)

Texto I
Disponível em: http://www.museuinimadepaula.org.br/wpcontent/uploads/2012/03/Material-did%C3%A1tico-Ricardo-Ferrari.pdf. Acesso em: 08 ago. 2016.
Texto II
Brincadeira de criança
Grupo Molejo
[...]
Acorda criançada tá na hora da gente brincar Brincar de pique-esconde, pique-cola e de pique-tá,tá,tá,tá Essa brincadeira também tem pique-bandeira Amarelinha pra quem gosta de pular.
[...]
Brincadeira de criança
Como é bom, como é bom
Guardo ainda na lembrança
Como é bom, como é bom
Paz, amor e esperança
Como é bom, como é bom
Bom é ser feliz com Molejão
[...]
Vamos juntinho, então!
[...]
Disponível em: https://www.letras.mus.br/molejo/47473/. Acesso em: 09 ago. 2016.
Os dois textos falam sobre
- A) a hora de acordar.
- B) brinquedos infantis.
- C) paz, amor e esperança.
- D) brincadeiras de criança.
A resposta correta é a letra D) brincadeiras de criança.
Justificativa: O Texto I, embora não esteja completamente visível na imagem, pelo contexto e referência ao material didático, aborda o tema das brincadeiras infantis. O Texto II, da música "Brincadeira de criança" do Grupo Molejo, trata explicitamente deste tema, mencionando diversas brincadeiras tradicionais como pique-esconde, pique-cola, pique-bandeira e amarelinha, além de trazer a expressão "brincadeira de criança" como refrão principal. As outras alternativas representam elementos presentes nos textos, mas não constituem o tema central de ambos: a hora de acordar aparece apenas como uma expressão no Texto II; brinquedos infantis não são o foco principal; e paz, amor e esperança aparecem como valores associados às brincadeiras, mas não como tema central.
Questão 10
TEXTO I
Numa fria
Mesmo trincando de frio, um gatinho vira-lata sobreviveu por um mês dentro de um frigorífico na Inglaterra numa friaca de -20°! Ele se virou comendo frutas congeladas e bebendo a água que escorria de rangos guardados por lá. O gato-pinguim escapou vivo, mas suas orelhas e o rabo congelaram […].
Revista Mundo Estranho, São Paulo, Abril, junho de 2010, edição 100, p. 24.
TEXTO II
Gato sobrevive a um mês dentro de frigorífico na Inglaterra
Felino perdeu parte das orelhas e o rabo por congelamento.
Um gato de um ano de idade sobreviveu a cerca de um mês trancado dentro de um frigorífico no condado de Northamptonshire, no sul da Inglaterra.
A sociedade protetora dos animais britânica (RSPCA, na sigla em inglês), que resgatou o felino no final do mês passado, informou que ele sobreviveu ao frio de – 20C da câmara comendo ervilhas congeladas e bebendo o líquido que escorria das comidas armazenadas no local. […]
Mas o felino não saiu incólume do episódio. Suas orelhas e seu rabo congelaram e tiveram de ser amputados parcialmente. Mesmo assim, Frosty parece estar se recuperando bem. […]
Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias /Mundo//0,,MUL1520317-5602,00 GATO+SOBREVIVE+A+UM+ MES+ DENTRO+DE+FRIGORIFICO+ NA+INGLATERRA.html . Acesso em: 29 jan. 2016.
Ao comparar os dois textos, qual informação é tratada apenas no texto II?
- A) Um felino que teve as orelhas e o rabo congelados.
- B) Um gato que sobreviveu comendo frutas congeladas.
- C) O gato que sobreviveu após um mês trancado em um frigorífico.
- D) O resgate de um felino pela sociedade protetora dos animais britânica.
A resposta correta é a letra D)
Ao comparar os dois textos apresentados, podemos identificar que a informação exclusiva do Texto II é a menção ao resgate do felino pela sociedade protetora de animais britânica (RSPCA).
Analisando as alternativas:
- A) A informação sobre o felino ter as orelhas e o rabo congelados aparece em ambos os textos
- B) A sobrevivência do gato comendo alimentos congelados é mencionada nos dois textos (frutas congeladas no Texto I e ervilhas congeladas no Texto II)
- C) A informação sobre o gato ter sobrevivido um mês trancado no frigorífico está presente em ambos os textos
- D) O resgate pela sociedade protetora dos animais britânica é mencionado apenas no Texto II
Portanto, a alternativa D é a correta por apresentar uma informação que aparece somente no segundo texto, sendo esta a única que atende ao critério solicitado pela questão.