O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está investigando o extermínio de abelhas por intoxicação por agrotóxicos em colmeias de São Paulo e Minas Gerais. Os estudos com inseticidas do tipo neonicotinoides devem estar concluídos no primeiro semestre de 2015. Trata-se de um problema de escala mundial, presente, inclusive, em países do chamado primeiro mundo, e que traz, como consequência grave ameaça aos seres vivos do planeta, inclusive ao homem.
IBAMA, Polinizadores em risco de extinção são ameaça à vida do ser humano. Disponível em : www.mma.gov.br
Acesso em: 10 MAR. 2014
Qual solução para o problema apresentado garante a produtividade da agricultura moderna?
- A) Preservação da área de mata ciliar
- B) Adoção da prática de adubação química
- C) Utilização da técnica de controle biológico
- D) Ampliação do modelo de monocultura tropical
- E) Intensificação da drenagem do solo de várzea
Resposta:
A alternativa correta é letra C)
A) incorreta: A, realmente, contribui para a preservação das abelhas, contudo, além de não estar relacionada com o contexto do texto, sua contribuição não é tão grande, já que toda preservação de mata favorece a manutenção das abelhas, devido às mesmas necessitarem de um ambiente natural para se instalarem e conseguirem efetuar a polinização. Logo, mesmo a mata ciliar sendo importante nesse contexto, ela tem a mesma importância de qualquer mata, justamente, dentro de seu raciocínio, contudo, não favorece, com tanta intensidade, nesse contexto da agricultura, já que a mata natural foi substituída pela plantação, o que já gera um desbalanceamento da fauna e flora da região, por isso, apenas manter as matas próximas não resolve o problema, mesmo o diminuindo, devido ao fato de essas abelhas estarem sempre buscando por pólen, assim, não há, necessariamente, essa substituição de localidade da busca por pólen das abelhas pelas matas, ao invés da plantação, mas, realmente, pode reduzir, mesmo de forma não tão intensa, a atividade das abelhas na plantação.
B) incorreta, pois, os adubos químicos não possuem relação direta com as abelhas, já que esses, apenas, adubam o solo para o melhor desenvolvimento da planta, o que não traz nenhum benefício ou malefício para as abelhas, que são atrapalhadas pelos agrotóxicos. Logo, a questão quer saber como podemos substituir os agrotóxicos para que as abelhas não sejam prejudicadas, por isso, os adubos químicos não possuem nenhuma relação com esse processo, devido ao fato dos adubos químicos não protegerem as plantações de pragas.
C) correta: ontrole biológico é quando utilizamos de alguns organismos, animais, espécies (seres vivos no geral) para controlar a população de outra. Nesse caso se aplicaria, pois o uso de agrotóxico tem por fim eliminar pragas, mas essa forma de controle está matando as abelhas e uma forma de isso não acontecer seria substituir os agrotóxicos por alguma espécie animal que seja predador das pragas. Sendo assim, iria contribuir para diminuição desses animais nas plantações não comprometendo a colheita e não atingiria de forma negativa as abelhas
D) incorreta: Não faz nenhum sentido, pois o problema da extinção das abelhas é global é causado pela monocultura que utilizada de vários defensivos tóxicos para esses animais.
E) incorreta: Solo de várzea é um solo alagado e não faz sentido ou aplicação essa alternativa para a questão.
A questão é de atualidades, ela remete sobre a situação caótica das abelhas, além de apresentar sobre a sua ameça global.
Uma solução para amenizar os efeitos da extinção das abelhas é o controle biológico, e não química. É uma técnica que utiliza meios naturais, notadamente outros organismos vivos, criada para diminuir a população de organismos considerados praga
CORRETA C
Deixe um comentário