Saudado por centenas de militantes de movimentos sociais de quarenta países, o papa Francisco encerrou no dia 09/07/2015 o 2º Encontro Mundial dos Movimentos Populares, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Segundo ele, a “globalização da esperança, que nasce dos povos e cresce entre os pobres, deve substituir esta globalização da exclusão e da indiferença”.
Disponível em: http://cartamaior.com.br. Acesso em: 15 jul. 2015 (adaptado).
No texto há uma crítica ao seguinte aspecto do mundo globalizado:
- A) Liberdade política.
- B) Mobilidade humana.
- C) Conectividade cultural.
- D) Disparidade econômica.
- E) Complementaridade comercial.
Resposta:
A alternativa correta é letra D)
A) incorreta: O trecho do papa sobre a questão financeira e não política, lembra partes do livro "Por uma outra globalização" de Milton Santos.
B) incorreta: Em nenhuma parte do texto ou da fala do papa essa questão é levantada, mesmo que com a globalização fosse esperado uma diminuição das fronteiras que foram reafirmadas (imigrantes e refugiados)
C) incorreta: Mesmo se tratando de um encontro mundial, a questão discutida não é a cultural e sim a desigualdade de renda.
D) correta: A fala do papa deixou claro que o objetivo do encontro mundial era discutir a globalização desigual que reforçou as estratificações sociais, ou seja, as disparidades econômicas.
E) incorreta: O texto nem o encontro tratam de comércio
Questão bem tranquila. Uma crítica do Papa Francisco é a respeito das disparidades econômicas. Observar-se que a escolha do Jorge Mario Bergoglio por São Francisco é baseado justamente no combate a desigualdade e da pobreza.
https://www.dw.com/pt-br/papa-francisco-critica-desigualdade-entre-ricos-e-pobres/a-46858987
CORRETA D
Deixe um comentário