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Questões Sobre Ondulatória - Introdução - Física - 2º ano do ensino médio

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1) Uma bóia encontra-se no meio de uma piscina. Uma pessoa provoca ondas na água, tentando deslocar a bóia para a borda. A chegada da bóia à borda da piscina:

  • A) jamais ocorrerá.
  • B) depende da freqüência da onda
  • C) depende da amplitude da onda
  • D) depende da densidade da água
  • E) depende da razão freqüência/amplitude da onda
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A alternativa correta é letra A)jamais ocorrerá

Numa onda existe o transporte de energia (ou informação) sem que aconteça o transporte de matéria.

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2) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do parágrafo abaixo. As emissoras de rádio emitem ondas ……….. que são sintonizadas pelo radiorreceptor. No processo de transmissão, essas ondas devem sofrer modulação. A sigla FM adotada por certas emissoras de rádio significa ………. modulada.

  • A) eletromagnéticas - frequência
  • B) eletromagnéticas - fase
  • C) sonoras - faixa
  • D) sonoras - fase
  • E) sonoras - frequência
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A alternativa correta é letra A)eletromagnéticas - frequência

As emissoras de rádio emitem ondas ELETROMAGNÉTICAS que são sintonizadas pelo radiorreceptor. No processo de transmissão, essas ondas devem sofrer modulação. A sigla FM adotada por certas emissoras de rádio significa FREQUÊNCIA modulada.

3) Cientistas descobriram que a exposição das células humanas endoteliais à radiação dos telefones celulares pode afetar a rede de proteção do cérebro. As micro-ondas emitidas pelos celulares deflagaram mudanças na estrutura da proteína dessas células, permitindo a entrada de toxinas no cérebro. (Folha de S. Paulo, 25. jul. 2002). As micro-ondas geradas pelos telefones celulares são ondas de mesma natureza que

  • A) o som, mas de menor frequência.
  • B) a luz, mas de menor frequência.
  • C) o som, e de mesma frequência.
  • D) a luz, mas de maior frequência.
  • E) o som, mas de maior frequência.
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A alternativa correta é letra B) a luz, mas de menor frequência.

As micro-ondas geradas pelos telefones celulares são ondas eletromagnéticas, de mesma natureza que a luz, mas de menor frequência.

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4) A figura a seguir mostra duas ondas que se propagam em cordas idênticas (mesma velocidade de propagação).

A afirmação CERTA é

  • A) a amplitude e o comprimento de onda são maiores em I.
  • B) a frequência, em I, é menor que em II, e o comprimento de onda, em I, é maior que em II.
  • C) a amplitude em ambas é a mesma, e a frequência, em I, é maior que em II.
  • D) a frequência e o comprimento de onda são maiores em I.
  • E) as frequências são iguais, e o comprimento de onda é maior em I.
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A alternativa correta é letra B) a frequência, em I, é menor que em II, e o comprimento de onda, em I, é maior que em II.

Amplitude em I = Amplitude em II.

Frequência em I < Frequência em II.

Comprimento de onda em I > Comprimento de onda em II.

5) Uma onda de rádio é emitida por uma estação transmissora e recebida por um aparelho receptor, situado a alguns quilômetros de distância. Para que ocorra a propagação da onda de rádio, entre a estação transmissora e o aparelho receptor:

  • A) deve existir um meio material qualquer.
  • B) deve existir um meio material que contenha elétrons livres.
  • C) deve existir um meio material que contenha fótons.
  • D) não é necessária a presença de um meio material.
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A alternativa correta é letra D)não é necessária a presença de um meio material.

Como se trata de uma onda eletromagnética, ela também se propagar no vácuo.

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6) O fone de ouvido tem se tornado, cada vez mais, um acessório indispensável para os adolescentes que curtem suas músicas em todos os ambientes e horários. Antes do advento do iPod e outros congêneres, para ouvir as músicas da parada de sucessos, os jovens tinham que carregar seu radinho portátil, sintonizado em FM (frequência modulada).

Observando o painel de um desses rádios, calcule a razão aproximada entre o maior e o menor comprimento de onda para a faixa de valores correspondentes a FM.

  • A) 0,81
  • B) 0,29
  • C) 1,65
  • D) 0,36
  • E) 1,23
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A alternativa correta é letra E)1,23

As ondas eletromagnéticas propagam-se no ar com velocidade de 3.108 m/s, em qualquer frequência. Portanto:

Vda frequência mínima = V da frequência máxima.

 

Para a frequência mínima (88 MHz):

V = λ.f

V = λmáx.88 (quanto menor a frequência, maior o comprimento de onda, por isso aqui fica λmáx)

Para a frequência máxima (108 MHz):

V = λ.f

V = λmín.108

 

Igualando as duas equações:

λmáx.88 = λmín.108

λmáxmín = 108/88

λmáxmín = 1,23

7) Um conta gotas situado a uma certa altura acima da superfície de um lago deixa cair sobre ele uma gota d’água a cada três segundos. Se as gotas passarem a cair na razão de uma gota a cada dois segundos, as ondas produzidas na água terão menor

  • A) amplitude
  • B) comprimento de onda
  • C) frequência
  • D) timbre
  • E) velocidade
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A alternativa correta é letra B)comprimento de onda

Com as gotas passando a cair a cada dois segundos (mais rapidamente), aumenta-se a frequência e consequentemente diminui-se o comprimento de onda, uma vez que são inversamente proporcionais.

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8) Denomina-se onda o movimento causado por uma perturbação que se propaga por um meio. As ondas podem ser classificadas quanto à natureza, quanto à direção de propagação e quanto à direção de vibração. Em relação à direção de propagação, as ondas podem ser unidimensionais, bidimensionais ou tridimensionais, e ficam, perfeita e respectivamente, representadas por ondas

  • A) em cordas, em superfícies de lagos e sonoras.
  • B) em metais, sonoras e eletromagnéticas.
  • C) luminosas, em metais e em cordas.
  • D) sonoras, eletromagnéticas e em cordas.
  • E) luminosas, em metais e em superfícies de lagos.
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A alternativa correta é letra A) em cordas, em superfícies de lagos e sonoras

Onda unidimensional = corda, mola.

Onda bidimensional = pedra jogada na água.

Onda tridimensional = som, luz.

9) As estações de rádio têm, cada uma delas, uma frequência fixa e própria na qual a transmissão é feita. A radiação eletromagnética transmitida por suas antenas é uma onda de rádio. Quando escutamos uma música, nossos ouvidos são sensibilizados por ondas sonoras. Sobre ondas sonoras e ondas de rádio, são feitas as seguintes afirmações:

I. Qualquer onda de rádio tem velocidade de propagação maior do que qualquer onda sonora.

II. Ondas de rádio e ondas sonoras propagam-se em qualquer meio, tanto material quanto no vácuo.

III. Independentemente de a estação de rádio transmissora ser AM ou FM, a velocidade de propagação das ondas de rádio no ar é a mesma e vale, aproximadamente, 3,0 x 108 m/s.

Está CORRETO o que se afirma apenas em

  • A) I.
  • B) III.
  • C) I e II.
  • D) I e III.
  • E) II e III.
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A alternativa correta é letra D) I e III

Afirmação I: correta. As ondas de rádio são ondas eletromagnéticas e as ondas sonoras são ondas mecânicas. No ar, as ondas eletromagnéticas se propagam com velocidade aproximada de 300.000 km/s, enquanto que as ondas sonoras com aproximadamente 340 m/s.

Afirmação II: incorreta. As ondas sonoras (mecânicas) propagam-se apenas em meio material.

Afirmação III: correta.

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10) Um professor de Física, que ministrava a primeira aula de ondas, dava exemplos de ondas eletromagnéticas. Ele dizia: “São exemplos de ondas eletromagnéticas as ondas de rádio, a luz, as ondas de radar, os raios X, os raios γ.” Logo após ter citado os raios γ, um aluno entusiasmado completou a lista de exemplos, dizendo: “Raios α, raios β e raios catódicos”. Pode-se afirmar que

  • A) pelo menos um exemplo citado pelo professor está errado.
  • B) todos os exemplos citados pelo professor e pelo aluno estão corretos.
  • C) apenas um exemplo citado pelo aluno está errado.
  • D) os três exemplos citados pelo aluno estão errados.
  • E) há erros tanto nos exemplos citados pelo professor quanto naqueles citados pelo aluno.
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A alternativa correta é letra D)os três exemplos citados pelo aluno estão errados.

Todos os exemplos citados pelo professor estão certos e os três citados pelo aluno estão errados. Raios alfa, beta e catódicos não são ondas eletromagnéticas, mas sim partículas que possuem cargas elétricas.

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