Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(FUVEST – 2020 – 2 FASE) O catabolismo de proteínas e ácidos nucleicos gera grupos aminos que, quando acumulados no organismo, são tóxicos e precisam ser excretados na forma de ácido úrico, amônia ou ureia.

a) Ordene ácido úrico, amônia e ureia do mais para o menos tóxico, considerando os animais em geral.

b) Dentre ostrês compostos, qual é o mais abundante na excreção de um peixe ósseo de água doce e qual é o mais abundante na urina do ser humano?

c) Há uma relação entre a osmolaridade sanguínea (i), a secreção do hormônio antidiurético (ADH) (ii), o volume reabsorvido de água (iii) e o volume de urina (iv).

O que ocorre com os itens (i) a (iv) quando uma pessoa bebe água excessivamente? Responda diretamente na tabela da Folha de Respostas se cada item “aumenta” (↑), “diminui” (↓)   ou “permanece inalterado” (=) .

Resposta:

a) Amônia > Uréia > ácido úrico 

b) A amônia é uma substância extremamente tóxica, altamente solúvel e que se dispersa facilmente pelos tecidos animais. Para que sua toxicidade seja reduzida é necessário que seja excretada de forma muito diluída. Pensando nisso, animais aquáticos, como peixes de água doce, são fisológicamente capazes de excretar esse composto nitrogenado. Mamíferos no geral possuem um sistema excretor altamente complexo e coordenado com o sistema endócrino, sendo assim, são capazes de modular o volume e a presença de sais na urina. Mamíferos, incluindo o ser humano excretam uréia.

c) Quando há diminuição da osmolaridade sanguínea, pelo aumento da quantidade de líquido disponível ou pelo diminuição da quantidade de solutos, ocorre inibição do hormônio ADH. O ADH estimula a recaptação de água nos néfrons e a redução do volume de urina efetivamente excretado.

Sendo assim: i (diminui), ii (diminui), iii (diminui) e iv (aumenta) 

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *