(FUVEST – 2020) Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), foram registradas temperaturas reduzidas no mês de junho de 2016, tal como na madrugada do dia 13, em que se alcançou a mínima de 3,5°C na estação meteorológica da Serra da Cantareira, na cidade de São Paulo. Além disso, de acordo com o Instituto, também ocorreram precipitações acima da média, com mais de 200 mm no total daquele mês.
Associando a representação esquemática aos eventos descritos, analise as seguintes afirmações:
I. O ar mais frio e denso eleva o ar mais quente, podendo originar nuvens com potencial para tempestades e precipitações.
II. Instabilidades atmosféricas podem ser geradas em razão de o ar quente ser elevado rapidamente pelo sistema frontal.
III.O encontro de massas de ar estabiliza as condições atmosféricas com o avanço e dissipação da massa de ar tropical.
É correto apenas o que se afirma em
- A) I
- B) II
- C) I e II
- D) I e III
- E) II e III
Resposta:
A alternativa correta é letra C)
A imagem remete a um sistema frontal atmosférico marcado pelo avanço do ar mais frio e denso sobre a massa de ar quente que, em virtude da menor densidade, tende a subir rapidamente. As frentes frias provocam instabilidade do ar, quedas abruptas de temperatura e chuvas frontais. Além dos dados apresentados (3,5 graus e mais de 200mm de precipitações), corrobora para essas informações a data que identifica a transição do outono para o inverno. Uma frente quente é uma zona de transição onde uma massa de ar quente e úmida está a substituir uma massa de ar fria. As frentes quentes deslocam-se do equador para os pólos. Como o ar quente é menos denso que o ar frio, a massa de ar quente sobe por cima da massa de ar mais frio e geralmente ocorre precipitação
CORRETA C
Deixe um comentário