Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(FUVEST 2020 – 2 fase) Observe a imagem e leia o texto.

Felipe Guamán Poma de Ayala, o autor da imagem, foi um cronista ameríndio de ascendência incaica que viveu no Peru entre 1534 e 1615. A imagem faz parte de sua Nueva Corónica y Buen Gobierno, finalizada no começo do século XVII e endereçada ao rei Felipe III, sendo acompanhada da seguinte legenda, traduzida do espanhol:

“Pobre dos índios, de seis animais que comem e a que temem os pobres dos índios deste reino: serpente, corregedor; tigre, espanhóis das cidades; leão, encomendero; cadela, padre da doutrina; gato, escrivão; rato, cacique principal. Estes ditos animais que não temem a Deus esfolam aos pobres índios deste reino, e não há remédio, pobre Jesus Cristo”.

a) Identifique a situação do Peru quando da elaboração da obra.

b) Descreva as estruturas de poder político e econômico que são comentadas na imagem e no texto que a acompanha.

c) Analise as tensões no mundo indígena sugeridas por texto e imagem.

Continua após a publicidade..

Resposta:

a) Felipe Guamán viveu entre os anos 1534-1615 período da consolidação da conquista espanhola na América, seu texto retrata este momento. Período marcado pela violência sistemática contra as diversas sociedades indígenas para garantir a supremacia espanhola. Guamán possui ascendência incaica, Império que foi destruído em 1572 com a morte do seu último líder. 

b) A maior estrutura de poder nesse momento baseava-se nos Vice Reinos que representavam extensões locais do poder da metrópole, a economia era gerida por meio do sistema de mita e encomienda, que organizavam o trabalho compulsório que era imposto aos indígenas, e, todas essas instituições, eram geridas por um espanhol colono, escolhido pelo Rei. A figura do encomendero e dos padre jesuítas em missão são destacadas no texto: “espanhóis das cidades; leão, encomendero; cadela, padre da doutrina”. evidenciando as relações de poder, seja pelo trabalho ou pela doutrinação cristã, instauradas na qual o indígena encontrava-se sempre em posição inferior após a destruição dos seus Impérios. 

c) O texto e a imagem representam os conflitos entre europeus e indígenas no período da Conquista da América que levaram ao genocídio das sociedades indígenas e a destruição dos grandes impérios nativos do período. O texto e a imagem apresentam o indígena na posição de vítima de diversos predadores, entre estes destaca-se o espanhol, que é equiparado a outros predadores nativos, animais selvagens. “Estes ditos animais que não temem a Deus esfolam aos pobres índios deste reino”

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *