(FUVEST – 2020 – 2 fase) Em 29 de outubro de 1956, uma grave crise política descambou em uma intervenção militar na região do Canal de Suez e da Península do Sinai (Egito).
a) Indique a importância dessa região nos quadros da política internacional do período.
b) Mencione as potências envolvidas diretamente nesse conflito e os seus respectivos interesses.
c) Explique as tensões associadas à articulação política entre os diversos Estados árabes nesse período.
Resposta:
a) O Canal do Suez no momento da crise nos anos 50 era a única ligação entre o Mediterrâneo e o Mar Vermelho e o principal escoadouro de petróleo dos países árabes para a Europa.
b) As potências diretamente envolvidas no conflito foram Inglaterra, França, Egito e Israel. Inglaterra e França controlavam o canal no período por meio de capitais privados, dependiam deste para obter petróleo e buscavam pela manutenção de sua hegemonia. O Egito neste momento era governado por Nasser, nacionalista ferrenho que decide nacionalizar o Canal em nome dos interesses nacionais. Israel envolve-se no conflito ao lado da França e Inglaterra devido aos conflitos prévios com o Egito, um Estado árabe.
c) No pós Segunda Guerra Mundial há a criação do Estado de Israel, um Estado Judaico na Península Arábica. Esta decisão da ONU foi contra os interesses dos Estados Árabes da religião e do povo palestino que vivia na região destinada a Israel. A Crise do Suez foi um momento no qual exército de Israel invade a Península do Sinai, sendo território egípcio, com apoio de da Grã-Bretanha e da França. Em resposta a União Soviética ameaçou intervir no Egito.
Deixe um comentário